5 DICAS PARA MANTER A PELE BONITA E SAUDÁVEL

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Lisinha ou enrugada, brilhante ou manchada, firme ou flácida, ela atua como um manto protetor que defende o organismo do sol, da poluição, das bactérias e de outros agentes externos capazes de causar uma série de doenças e problemas. Por isso, compensa cuidar da pele com carinho para deixá-la sempre protegida, firme, bonita e, claro, mais saudável, independentemente da idade.

Confira a seguir algumas dicas para cuidados com a pele do rosto, para deixá-la limpa, bem nutrida e saudável.

1. Beba água – A pele bem hidratada produz mais colágeno, que garante elasticidade e tônus, ou seja, mais firmeza e contorno ao rosto, deixando a pele bonita e saudável. A quantidade de água que se deve ingerir varia de pessoa para pessoa, levando-se em conta o clima, o tipo de dieta e o estilo de vida. Porém, o consumo precisa ser feito aos poucos, ao longo do dia, e não tudo de uma vez. Uma dica para saber se a quantidade está adequada é ficar de olho na cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-claro, nem transparente nem escura, e sem odor forte.

2. Prefira alimentos antioxidantes – Eles limpam o organismo e mantêm a pele jovem. Além disso, ajudam a combater os males causados pela poluição e pela radiação ultravioleta do sol, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por doenças como o câncer de pele. Azeite de oliva extravirgem, óleo de gergelim, peixes, pepino, aveia, açafrão, linhaça, frutas vermelhas, frutas cítricas, mamão, abacaxi e melão são alguns dos alimentos ricos em antioxidantes.

3. Diga sim a uma dieta saudável – Se por um lado você deve apostar em alimentos antioxidantes, por outro deve evitar os de baixo teor nutricional, como os ricos em sódio, açúcar e gordura – que, em excesso, comprometem a formação de novas fibras de colágeno, fundamentais para a sustentação da pele.

4. Tenha uma rotina de cuidado facial – Limpe e hidrate a pele diariamente com produtos específicos, que removem impurezas e protegem contra bactérias. E não esqueça o filtro solar mesmo nos dias frios. O sol está sempre presente, até quando escondido atrás das nuvens, que filtram apenas parte dos seus raios, especialmente em um país tropical como o Brasil.

5. Xô, estresse! – Como seria bom ter o poder de escolher quando e onde não se estressar. Mas dá para relaxar e ficar leve com a simples prática regular de atividade física, por exemplo. Hormônios como a serotonina e a endorfina, liberados pelo corpo quando a pessoa se exercita, ajudam a melhorar o humor e saúde como um todo, inclusive a da pele, que fica mais firme e saudável. Então, movimente-se.

Cuidado facial