ESPINHAS: COMO EVITÁ-LAS EM 8 DICAS

Melhor – e muitas vezes mais fácil – do que eliminar as espinhas é prevenir o surgimento dessas lesões de pele, que incomodam e afetam a autoestima. Apesar de não existir uma fórmula mágica para evitá-las, hábitos simples podem ajudar a minimizar o problema, que atinge adolescentes, jovens e adultos de ambos os sexos. Veja o que fazer para a prevenção de espinhas.

. Beba água – Não importa se o tempo está frio ou quente: hidrate-se. A água limpa as impurezas do organismo, desintoxica o corpo, evita o ressecamento da pele e regula a produção de sua oleosidade natural. Além disso, a água revitaliza células e mucosas. O resultado? Uma pele mais saudável e resistente.

. Mantenha uma rotina de cuidado facial – Siga o passo a passo dos cuidados com a pele: lave o rosto pela manhã e à noite com um sabonete específico para o rosto, aplique um hidratante indicado para o seu tipo de pele (caso seja oleosa, opte pelos mais leves, à base de gel) e finalize com protetor solar (na higienização diurna). Uma ou duas vezes por semana, durante o banho, use um esfoliante facial para remover células mortas e limpar profundamente a pele do rosto. E, é claro, nunca durma de maquiagem.  

. Escolha produtos suaves para cuidado diário – Utilize somente os sabonetes e hidratantes específicos para o cuidado facial e indicados para o seu tipo de pele.

. Adote em uma dieta saudável – Prefira grãos integrais e alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ômega-3 e reduza o consumo de farinhas brancas e refinadas, açúcar, gorduras e produtos industrializados. Um cardápio equilibrado ajuda o corpo a combater processos inflamatórios no organismo, o que é uma forma de prevenção de espinhas. E também evite álcool e tabaco.

. Evite tocar o rosto – As mãos estão cheias de bactérias que, no toque, podem ser transportadas para a pele e piorar as espinhas.

. Não compartilhe utensílios pessoais – Pincéis de maquiagem, toalhas e fronhas podem conter bactérias e outros microrganismos capazes de afetar a pele.

. Nada de sol no rosto – Além de provocar manchas, a exposição excessiva ao sol resseca a pele, fazendo com o que organismo produza mais gordura natural, o sebo. E gordura em abundância em poros abertos é meio caminho para a formação de espinhas.

. Tente controlar o estresse – Para isso, exercite-se com regularidade e durma de sete a oito horas por noite. Menos estresse significa mais saúde para o corpo de modo geral, o que inclui os cuidados com a pele  e o rosto. 

Cuidado facial