Gincana Culinária

Quer que eles comam legumes? Radicalize e faça um sanduíche de... Bob Esponja! Ninguém vai perceber que aquele cinto é uma casca de pepino. Diversão na cozinha!

Nossa gincana tem início na compra dos alimentos, quando vocês escolhem juntos os ingredientes. “A criança precisa sentir os cheiros, ver a cores e saber reconhecer os alimentos”, diz Irene Coutinho, coordenadora de nutrição do Senac. Em casa, depois de lavar bem as mãos e os alimentos, brinquem com as receitas e montem juntos lanches saudáveis e lúdicos. Quem dá as dicas é Mark Northeast, o superpai criador do site Funky Lunch, onde posta suas receitas de sanduíches criativos.

 

Bob Esponja

Bob Esponja

O sanduíche com a forma de um dos personagens mais engraçados da tevê é garantia de sucesso. Ele ainda ganha pontos extras por ter ingredientes de todos os grupos alimentares necessários, como carboidratos (pão), proteínas e gorduras (queijos), fibras, vitaminas e minerais (legumes e folhas).

COMO FAZER 

Use o miolo de pão de forma branco para fazer o tronco e a casca para a “calça quadrada” (na verdade uma bermuda) e os pés do boneco. O contorno dos olhos e as bolinhas pelo corpo são feitos com pepino japonês, cuja casca faz o cinto, os cílios, as íris, as covinhas e os detalhes da gravata de cenoura. Os braços, pernas e o nariz são de queijo amarelo; os dentes, de queijo branco; e a língua, de salsicha.

Boca

Para dar essa ideia de profundidade é só usar uma folha verde escura, como couve, agrião ou rúcula.

Corpo
Uma boa dica é trocar o pão branco pelo de cenoura. “Ele é amarelo como o Bob Esponja e rico em vitaminas”, diz Irene.

Língua
Em vez de pedaços de salsicha, use peito de peru ou presunto para um lanche mais saudável.

Gravata
No lugar da cenoura você pode usar outros ingredientes, como beterraba, tomate ou abóbora. Quanto mais colorido, melhor!

 

Angry Birds

 

 

Angry Birds

Os personagens do jogo de celular mais famoso do mundo, como o pássaro zangado e o porco verde, também viram sanduíches saudáveis e muito divertidos.

COMO FAZER 
Use pão de forma – miolo e casca – para fazer a casinha. O corpo do pássaro é feito de maçã vermelha. Tire a casca da fruta para marcar a região peitoral. O bico é de cenoura e os olhos de queijo amarelo. Os cílios e a cauda são talos de cheiro verde. O porco é feito com pepino japonês. Use a casca para as orelhas, a sobrancelha e o focinho. Os olhos são de queijo amarelo.

Smooth Lesma

 

Smooth Lesma

Que tal fazer um gostoso, refrescante e hilário smooth? Então capriche. O segredo aqui é enfeitar o copo: faça o desenho de uma boca de morango com olhinhos de banana ou melão e íris de uva.

COMO FAZER

Bata no liquidificador um copo grande de suco de maçã gelado, cinco morangos lavados, uma banana cortada e caldo de um limão espremido. “Para aumentar a oferta de fibras, acrescente uma colher de aveia em flocos”, diz a nutricionista.

FUNKY LUNCH 

Essas e outras ideias saudáveis e criativas podem ser vistas no site www.funkylunch.com ou nos livros de receita escritos por Mark Northeast.

Pirata

 

 

Pirata

Um lanche com “olho de vidro e cara de mau” vai abrir o apetite das crianças.

COMO FAZER
Use o miolo do pão de forma integral para fazer o rosto, a barba e o bigode do pirata e a casca para montar o chapéu. Para a bandana, separe uma tira de pimentão vermelho. Um dos olhos é feito com um cookie integral, enquanto o outro, bem como o nariz, são montados com casca de pepino. “Gosto muito dessa ideia de utilizar todas as partes dos alimentos. A casca é cheia de nutrientes e assim se evita o desperdício”, diz o especialista. Prefira uma fatia de presunto para marcar a boca. A caveira do chapéu pode ser feita com fatias bem finas de queijo amarelo.

Protex