O KIT BÁSICO DA LIMPEZA FACIAL

É muito fácil manter a pele do rosto limpa, já que as gôndolas das farmácias, dos supermercados e das perfumarias estão repletas dos mais variados tipos de produtos para esse fim: sabonetes, esfoliantes, tônicos, máscaras, águas micelares e termais e por aí vai.

Mas quem procura praticidade e rapidez pode montar um kit básico de limpeza facial a partir de apenas dois produtos, indispensáveis em qualquer nécessaire: um sabonete em barra ou líquido e um esfoliante, ambos específicos para o cuidado da pele do rosto e para seu tipo específico: oleosa, normal, seca ou mista.

Com esses dois itens é possível fazer uma limpeza caprichada, deixando a pele do rosto pronta para receber a hidratação e o filtro solar, que fecharão o ciclo de cuidados básicos e necessários para quem busca uma pele saudável e livre de cravos e espinhas.

Veja como fazer uma limpeza de pele mais rápida e completa, com atenção ao controle da oleosidade e à prevenção das indesejáveis lesões da acne.

. Use água fria, sempre!

Qualquer que seja a temperatura lá fora, lave o rosto com água fria, por mais difícil que isso possa parecer. Além do efeito revitalizador, a água fria ajuda a fechar os poros e a diminuir a oleosidade ao longo do dia. A água quente, por outro lado, retira a gordura natural da pele e a deixa mais ressecada e, em seguida, mais oleosa, por causa do efeito rebote.

. Ensaboe a pele com movimentos circulares suaves

Utilize o sabonete em barra ou o líquido e aplique o produto na pele com suavidade, fazendo círculos de dentro para fora. Intensifique a limpeza nas áreas mais oleosas, mas sem agredir a pele. Enxágue muito bem, com água fria, até retirar todo o produto.

. Vaporize a pele para receber o esfoliante

Uma vez por semana, em média, esfolie a pele do rosto para remover células mortas e impurezas mais profundas. Encha uma bacia pequena com água quente, coloque o rosto sobre o vapor e cubra a cabeça com uma toalha. O processo irá deixar os poros mais abertos. Permaneça assim por alguns minutos – a água não pode estar demasiadamente quente, a ponto do vapor incomodar ou machucar a pele. Em seguida, aplique o esfoliante em movimentos suaves e circulares, dando mais atenção às áreas com cravos e espinhas. Massageie a pele e depois enxague com água fria e abundante.

. Enxugue a pele suavemente

Depois de enxaguar o rosto, use sempre uma toalha limpa e macia para secá-lo, dando suaves batidinhas, sem esfregar.

Pronto, a sua rotina básica de limpeza está completa. Para terminar o processo de cuidado facial, basta aplicar o hidratante (em gel, de preferência, para quem tem a pele oleosa) e, na parte da manhã, o protetor solar.

Cuidado facial