O QUE NÃO FAZER PARA EVITAR ESPINHAS

Algumas atitudes simples que às vezes você nem percebe podem agravar quadros de cravos e espinhas. Por isso, para prevenir a acne ou evitar que ela piore, além de manter uma rotina de cuidados faciais que incluem limpeza e hidratação, vale a pena riscar esses cinco maus hábitos do seu dia a dia:

. Exagerar na limpeza do rosto – Para muita gente é difícil lidar com o brilho da pele oleosa. Mas lavar o rosto excessivamente só piora o problema. Quando o sebo é retirado exageradamente, o organismo entende que há algo errado e, para proteger o rosto, produz mais gordura, no chamado efeito rebote. Por isso, lave e hidrate o rosto duas vezes ao dia e use sempre produtos indicados para pele oleosa.

. Cutucar as espinhas – Quem resiste a uma espremida rápida? O problema é que isso pode abrir uma pequena ferida na derme, por onde entram as bactérias que pioram a inflamação. O resultado, muitas vezes, costuma ser uma espinha maior ou até mesmo uma mancha ou cicatriz permanente.

 

. Dormir com maquiagem – A festa foi boa, está tarde e você tem sono. Mas gaste 5 minutinhos para lavar o rosto e passar o hidratante antes de dormir. A maquiagem, se não retirada da pele, pode obstruir os poros e favorecer o aparecimento de cravos e espinhas.

. Não limpar os pincéis de maquiagem – Os pincéis ajudam bastante na hora de fazer o make, mas, quando não higienizados, também são o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias que afetam a pele. Por isso, lave os pincéis a cada 15 dias com um sabonete neutro ou com produtos específicos. Deixe-os secar naturalmente sobre uma toalha, levemente inclinados, para que a água escorra no sentido das cerdas (e não dos cabos).

. Passar a mão no rosto com frequência – O hábito, muitas vezes involuntário, aumenta o número de bactérias no rosto, o que pode piorar a acne já existente e contribuir para o aparecimento de novas lesões. 

Cuidado facial