SEIS MANEIRAS DE PREVENIR OS CRAVOS

Pele oleosa e poros dilatados: esse é o ambiente perfeito para o aparecimento dos indesejáveis cravos. Para evitar o surgimento dos pontinhos pretos ou brancos, nada melhor do que deixar a pele sempre limpa e hidratada, certo?

Sim, mas não só isso. Veja algumas dicas para controlar a oleosidade e, com isso, prevenir os cravos, adotar os melhores cuidados com a pele e deixá-la com aparência mais saudável.

. Lave o rosto diariamente – De preferência com água fria, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Use um sabonete antibacteriano próprio para o seu tipo de pele.

. Não exagere no número de lavagens – E evite água quente para não ressecar a pele do rosto. Remover demais a oleosidade natural da pele pode causar o efeito rebote, que ocorre quando o organismo produz mais sebo para compensar o ressecamento. E quando sebo em excesso encontra poros dilatados, a probabilidade de novos cravos se formarem é bem grande.

 

. Use protetor solar – Isso protege a pele do sol e evita que ela fique ressecada. Lembre-se que pele desidratada produz mais sebo, o que pode obstruir os poros, facilitando o surgimento dos cravos. Opte por produtos com textura mais leve e específicos para o rosto.

. Mantenha a pele do rosto hidratada – Dê preferência aos hidratantes com texturas mais leves, como os em gel, que não obstruem os poros. Aplique o produto diariamente, sempre depois da limpeza e antes do uso do protetor solar e da maquiagem.  

. Aposte nos produtos certos – Escolha sempre aqueles específicos para cuidado facial. Prefira os produtos mais suaves para o cuidado diário. Sabonetes esfoliantes também são uma boa opção, pois, ao mesmo tempo em que removem os cravos mais superficiais, evitam o surgimento de novos. Devem ser usados uma ou duas vezes por semana, de preferência durante o banho, quando o vapor abre os poros e facilita a limpeza. No caso da maquiagem, as rotuladas como não comedogênicas são as mais indicadas, pois não obstruem os poros. Porém, mesmo nesses casos, retire toda a maquiagem antes de dormir.

. Consulte um dermatologista – Se mesmo com todos esses cuidados você notar o surgimento de muitos cravos, procure um especialista para saber o que mais pode ser feito para identificar seu tipo de pele e escolher o melhor tratamento.

Cuidado facial