COMO CUIDAR DA PELE NEGRA

Por ser mais propensa à oleosidade, a pele negra é mais suscetível a manchas e espinhas. O maior nível de oleosidade ocorre, entre outros motivos, porque as glândulas sebáceas são maiores e mais ativas.

De acordo com especialistas, ainda não há uma explicação para essa condição genética. Existem poucos estudos na área e alguns são contraditórios. Enquanto pesquisadores buscam respostas, veja como cuidar da pele negra para mantê-la saudável, bonita e mais resistente a cravos, espinhas e manchas.

. Limpeza diária – Quem tem a pele oleosa deve higienizar o rosto duas vezes por dia, na parte da manhã e à noite, com produtos específicos e de marcas dermatologicamente testadas. Os que contém ácido salicílico na fórmula estão entre os mais indicados.

. Hidratação – Não é porque a pele é oleosa que não precisa de hidratação. Evite produtos que contêm ingredientes oleosos e aposte em hidratantes mais leves, à base de gel. Hidrate o rosto sempre depois da higienização matinal e noturna e da esfoliação.

. Esfoliação – Use um esfoliante facial indicado para pele oleosa, de uma a duas vezes por semana, para remover células mortas e limpar profundamente o rosto. Aplique o produto no rosto umedecido com movimentos suaves e circulares. Aumente um pouco a pressão na testa, nariz e queixo. Enxague com água fria e abundante.

. Como evitar manchas – Apesar do nível mais elevado de melanina presente na pele negra promover uma proteção natural ao sol, também acelera o surgimento de manchas de acne, por exemplo, uma vez que a pigmentação é ativada durante a cicatrização. Por isso, para evitar manchas, o melhor é usar sempre um protetor solar depois da hidratação diurna, mesmo se o tempo estiver frio e nublado. Mas, se a acne já surgiu, procure a ajuda de um dermatologista para definir o melhor tratamento.

. Os produtos certos – A pele do rosto é delicada e merece um cuidado especial. Quem tem a pele oleosa deve utilizar apenas produtos específicos, e os mais recomendados são os que contêm ácido salicílico na fórmula, um importante componente que reduz a oleosidade e ajuda na desobstrução dos poros e no combate à acne.

. Usa produtos oleosos no cabelo? – Se a resposta é sim, capriche na lavagem do rosto depois de aplicar e enxaguar máscaras, cremes ou outros produtos para o cabelo. A oleosidade pode contribuir para o surgimento de cravos nas áreas frontal e temporal do rosto.

Cuidado facial