PELE OLEOSA PRECISA DE HIDRATAÇÃO? 5 DICAS DE CUIDADO

Não importa quantas vezes você lava o rosto durante o dia. Quem tem pele oleosa sabe que passado algum tempo ela já começa a ficar brilhosa e engordurada, de um jeito que se nota no primeiro olhar. Nas fotos e selfies ainda dá para disfarçar com aplicativos e filtros que permitem ajustes e correções, mas no dia a dia a batalha é mais difícil.

O excesso de oleosidade no rosto ocorre quando as glândulas sebáceas produzem muito sebo, que vai parar na superfície da pele por meio dos poros dilatados, outra característica comum de quem sofre com a oleosidade. E existem vários gatilhos para que isso aconteça: a genética, o tabagismo, uma dieta pobre em verduras e legumes e rica em alimentos com alto índice glicêmico (com poucas fibras e muito carboidrato), distúrbios hormonais, exposição ao sol e até hidratação errada.

Surge então a pergunta: pele oleosa precisa de hidratação? A resposta é sim, só que com os produtos certos e uma rotina de cuidados. Veja a seguir como cuidar desse tipo de pele.

1. Mantenha uma rotina de cuidados – Diariamente, na parte da manhã, siga essa ordem: primeiro lave o rosto, depois aplique o hidratante e finalize com o filtro solar. À noite, repita o ritual, deixando de lado apenas o protetor solar. Mantenha essa rotina e opte sempre por produtos específicos para pele oleosa.

2. Cuidado com o efeito rebote – Lave o rosto no máximo duas vezes ao dia, com sabonetes adstringentes ou desengordurantes, indicados para a pele oleosa. Faça movimentos suaves e circulares com os dedos e enxague com água fria. Não exagere na limpeza para não provocar o chamado efeito rebote, que é quando o organismo, para proteger a pele e recuperar sua hidratação natural, produz ainda mais oleosidade.

3. Acerte o alvo – Invista em produtos que ajudam a conter o excesso de oleosidade, sejam sabonetes, filtros solares, hidratantes e maquiagens. Produtos oil control, como o nome já diz, servem para controlar a secreção sebácea e manter a pele com a oleosidade equilibrada. Os que são dermatologicamente testados apresentam melhores resultados.

4. Escolha bem o hidratante – Esqueça os cremosos e mais espessos e invista naqueles com texturas mais leves, que deixam os poros desobstruídos, como os em gel, por exemplo. E não se esqueça de hidratar a pele diariamente, sempre depois da limpeza e antes da maquiagem.

5. Beba muita água – Corpo hidratado é sinônimo de pele hidratada. Mas não vale beber cinco copos de uma vez: o consumo deve ser distribuído ao longo do dia, em doses pequenas e constantes.

Cuidado facial