PELE E IDADE: MITOS E VERDADES

O envelhecimento da pele pode ser cronológico, ou intrínseco, que ocorre naturalmente com o passar dos anos, e extrínseco, provocado por fatores externos como exposição ao sol e à poluição. Além disso, a saúde da pele está ligada à hereditariedade, à alimentação e ao estilo de vida, e assim não é fácil definir com exatidão o papel exercido pela idade. Mas é possível, sim, identificar o que é verdade ou mito na relação entre a pele e o tempo.

. A pele começa a envelhecer antes dos 30 anos

Verdade. Por volta dos 20 anos a pele atinge a maturidade plena e antes dos 30 já começam a surgir pequenos sinais de expressão que indicam um enfraquecimento dos mecanismos de defesa. Depois dos 30 anos, a renovação das células ocorre mais lentamente, aparecem as primeiras rugas e a pele pode ficar mais ressecada.

. Pele jovem dispensa hidratação

Mito. As células da pele precisam de água em qualquer fase da vida, para que se mantenham saudáveis e protegidas. De fato, a pele mais jovem não necessita de tanta hidratação quanto uma pele envelhecida, mas não é possível dispensar esse cuidado.

. Pele oleosa envelhece menos

Mito. Oleosidade e envelhecimento não estão relacionados. O que interfere na maneira como a pele fica mais velha são fatores como a exposição ao sol e à poluição, hormônios, o passar dos anos, hábitos de cuidados e, principalmente, a hidratação.

. A menopausa afeta a pele

Verdade. Quando chega a menopausa, geralmente na casa dos 50 anos, há uma queda na produção de estrogênio, entre outras alterações hormonais, o que pode deixar a pele mais ressecada e com menos colágeno e elasticidade.

. É impossível evitar o envelhecimento da pele

Mito, em parte. A idade provoca danos inevitáveis à pele, evidentemente, mas sempre é possível prevenir e retardar os efeitos do envelhecimento. Para isso, destacam-se cuidados como alimentação equilibrada, proteção contra o sol e o uso diário de sabonetes faciais, hidratantes, cremes e produtos que repõem o colágeno e a elastina. Em qualquer época da vida, a pele precisa ser limpa, hidratada e tonificada.

Cuidado facial