QUER UMA PELE SAUDÁVEL? COMA BEM

Não basta investir tempo e dinheiro apenas em produtos e tratamentos faciais. Para ter uma pele bonita e saudável é preciso também cuidar bem da alimentação, proteger o organismo de dentro para fora. Pois se tudo corre bem no interior do nosso corpo, a pele também é beneficiada.

Nenhum alimento, isoladamente, fornece todos os nutrientes essenciais de que o corpo precisa. Por isso, a comida que se coloca no prato deve ser variada, equilibrada e completa. Frutas, legumes e verduras, por exemplo, contêm nutrientes que ajudam a combater o envelhecimento e a renovar as células epidérmicas.

As vitaminas A, C e E, por sua vez, agem como antioxidantes e bactericidas e ajudam a combater os radicais livres – responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento –, enquanto protegem o corpo de uma série de doenças. Alimentos ricos em fibras são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino, encarregado, entre outras funções, da absorção de água e de todos os nutrientes que ingerimos e da eliminação dos resíduos.

Confira a seguir o que você deve colocar no prato, além do que deve diminuir ou evitar, para garantir a saúde da sua pele.

. Um festival de nutrientes saudáveis

Tente inserir na dieta diária vários desses alimentos: laranja, morango, mamão, kiwi, goiaba vermelha, melão, abacate, manga, banana, tomate, cenoura, espinafre, pimentão amarelo, brócolis, salmão, atum, sardinha, mariscos, bacalhau, fígado, peito de peru, ovos, feijão, cogumelos, sementes de girassol, avelãs e castanhas. Em menor quantidade, carnes, batata, leite e queijos. Eles são ricos em vitaminas A, B, C, D e E. E vários deles também são antioxidantes e ricos em fibras.

. Para fazer o intestino funcionar lindamente

Além de beber bastante água durante todo o dia, vale incluir na dieta alguns desses alimentos: farelo de trigo, aveia, pão de trigo integral, arroz integral, linhaça, feijão, lentilha e quinoa, que é rica também em proteína, ferro, ômega-3 e 6, vitaminas do complexo B e cálcio, que contribuem para a produção de colágeno, ajudando a corrigir as rugas e a melhorar a firmeza da pele.

. O que reduzir

Tente diminuir o consumo de alimentos que utilizam farinha de trigo refinada, como massas, pães, biscoitos, doces, tortas e bolos. Também controle a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura, como chocolate, carnes gordas, frituras, embutidos. Esses cuidados são bons para a pele e para o organismo de maneira geral.

. Evite, sempre que possível

Fuja de fast food em geral e de produtos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes, comidas prontas e congeladas ou semiprontas.

Cuidado facial