DICAS PARA COMBATER O ESTRESSE E MELHORAR SUA SAÚDE, ATÉ A DA PELE

Grande vilão do nosso equilíbrio físico e emocional, o estresse contribui para o desenvolvimento de uma série de doenças, entre as quais depressão, colesterol alto, hipertensão e problemas cardiovasculares. O excesso de tensão e preocupação também afeta a saúde da pele. No rosto, favorece o surgimento de cravos e espinhas, uma vez que aumenta a produção das glândulas sebáceas, causando a obstrução dos poros.

O estresse também acelera a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células do corpo. Na pele do rosto, causa flacidez, perda de vitalidade, diminuição da elasticidade e aumento das linhas de expressão e de manchas. Além disso, pode desencadear a rosácea, doença vascular inflamatória crônica, de origem desconhecida, que afeta principalmente a região central da face e se caracteriza por vermelhidão, vasos finos, pápulas e pústulas que lembram a acne.

Uma rotina de cuidado facial é essencial para a saúde da pele, mas combater o estresse também vai deixá-la mais saudável e radiante. Veja como desestressar e ter mais saúde física e mental.

. Priorize suas tarefas

Faça uma lista das coisas que precisa fazer no dia e enumere os itens de acordo com a prioridade. Concentre-se primeiro nos mais importantes, que não podem ficar para o dia seguinte, e nos mais simples e rápidos, que, ao saírem da lista, dão a sensação de dever cumprido. Esse tipo de controle diminui a ansiedade.

. Ligue o som

A música influencia nossas emoções, anima, conforta, acalma, motiva e nos faz refletir. Ouça aquelas que despertam sensações boas. E, dependendo do ritmo, aproveite para soltar o corpo e cair na dança.

. Encontre as pessoas queridas

Relacionar-se é importante, principalmente, para a saúde emocional. Converse, sorria, dê e receba carinho, saia para curtir uma happy hour, brinque, se distraia. Cultive momentos gostosos com amigos e familiares. E, nessas horas, deixe o celular um pouco de lado.

. Tire um tempo para você

Dedique alguns momentos do dia unicamente para você, para fazer algo de que gosta muito e que, geralmente, deixa de lado na correria do dia a dia ou simplesmente para agradar outras pessoas. Não deixe a sua felicidade “para depois”.

. Evite a procrastinação

Se você tem algo importante para fazer, não deixe para depois. Divida a tarefa em fases e resolva um pouco a cada dia. Agindo assim, você não perde o controle, termina a tarefa no prazo e ainda deixa a angústia e a ansiedade de lado. 

Cuidado facial