OS PRINCIPAIS TIPOS DE HIDRATANTES

Os hidratantes não são todos iguais. Uns são mais encorpados – como os em creme ou loções – e outros têm uma textura mais leve – como os em gel, sérum ou fluido. Essa variedade existe porque a pele do rosto também é diferente de pessoa para pessoa. Pode ser oleosa, normal, seca ou mista, e essa variação exige produtos específicos para a hidratação.

Independentemente do tipo de pele, todas precisam de hidratação diária para se manterem saudáveis e equilibradas, sem ressecamento nem excesso de oleosidade. Mas como escolher o hidratante ideal, uma vez que a pele possui características e necessidades próprias tão diferentes umas das outras? Confira a seguir.

. Pele seca

É um tipo de pele mais sensível, que tende a ser mais opaca, às vezes esbranquiçada, e com sinais de repuxamento. Resseca mais facilmente porque possui uma quantidade menor de glândulas sebáceas. Os hidratantes indicados são os mais cremosos e concentrados – e, em consequência, mais oleosos –, que possuam substâncias antioxidantes na fórmula.

. Pele normal

De textura fina e macia, a pele normal tem a elasticidade e a quantidade de oleosidade na medida certa. Ou seja, é uma pele equilibrada, o sonho de consumo de todo mundo. Mesmo assim, ela precisa de hidratação, com produtos que possuam óleos vegetais e vitaminas como a C, por exemplo.

. Pele mista

A característica principal desse tipo de pele é ser oleosa e com os poros dilatados na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e normal ou ressecada nas bochechas. Hidratantes em gel e livres de óleo, que não ressecam a pele, mas também não aumentam a produção de sebo, são as melhores opções para a pele mista.

. Pele oleosa

Esse tipo de pele, com poros mais dilatados e aspecto brilhante e úmido, já produz uma quantidade considerável de sebo, por causa de fatores como genética, alterações hormonais, sol em excesso e estresse. Portanto, tudo de que ela menos precisa é mais gordura. O hidratante ideal, nesse caso, é aquele em gel, com textura leve e livre de óleo, que não obstrua os poros.

Apesar de existirem hidratantes específicos para peles oleosas, normais, mistas e secas, algumas marcas desenvolvem produtos que podem ser usados em todos os tipos de derme. É o caso do hidratante facial em gel da Protex. Sua textura leve, não oleosa e de rápida absorção restabelece os níveis de água da pele de forma equilibrada, sem obstruir os poros. Ou seja, hidrata enquanto ajuda na prevenção de cravos e espinhas. 

Cuidado facial