9 passos para cuidar bem da pele do rosto

9 passos para cuidar bem da pele do resto

Às vezes parece que as 24 horas do dia são insuficientes para cumprir todas as obrigações, e mais ainda para cuidar da pele e buscar o máximo possível de bem-estar.

Nem sempre é fácil, mas algumas dicas para cuidar da pele são simples e rápidas e podem ser uma mão na roda para você criar uma rotina diária de cuidado.

  1. Alimente-se bem
    A alimentação está diretamente relacionada à saúde em geral, e isso inclui a pele e o rosto. Incorpore frutas, verduras e legumes à sua dieta e evite alimentos ultraprocessados e com muito açúcar, sódio e gordura.
  2. Hidrate-se
    Água é vida, e sem ela a pele fica ressecada e envelhecida. Além de beber bastante água todos os dias, é preciso hidratar o corpo com produtos específicos. Um bom hidratante faz milagres para a pele e o rosto. Procure um indicado para o seu tipo de pele e parte do corpo.
  3. Exercite-se
    A atividade física regular também proporciona benefícios gerais à saúde e reduz o estresse. Para conseguir resultados ainda melhores, adote outros hábitos que ajudam a fugir da tensão e da preocupação: leia, passeie, saia com os amigos sempre que possível, vá ao cinema – enfim, divirta-se.
  4. Conheça sua pele
    Você sabe exatamente de que tipo é a sua pele? Provavelmente não, como a maioria das pessoas. Por isso vale a pena marcar uma consulta com o dermatologista, que lhe dará muitas informações importantes sobre sua pele e indicará cuidados específicos.
  5. Lave bem o rosto
    Além do banho diário, lave o rosto duas vezes ao dia, com cuidado, e prefira sabonetes específicos para o cuidado do rosto e indicados para o seu tipo de pele. Higiene é tudo, já que algumas bactérias podem contribuir para formação de imperfeições no rosto, como cravos e espinhas.
  6. Atenção à maquiagem
    Base, blush, sombra, batom e outros produtos de maquiagem têm presença constante no rosto de mulheres, mas seu uso requer alguns cuidados. É preciso escolher marcas confiáveis e, invariavelmente, lavar muito bem o rosto antes de dormir, com sabonete específico para o rosto.
  7. Lave as mãos
    Mesmo sem tocar em coisas sujas, as mãos concentram bactérias e resíduos de todos os tipos, presentes naturalmente no meio ambiente. Lave-as sempre que possível e tente não mexer no rosto, nem espremer cravos e espinhas.
  8. Cuide do cabelo
    Você acha que cabelo não tem a ver com a pele? Pois se engana. O cabelo toca o rosto o tempo todo e precisa estar igualmente limpo e saudável.
  9. Consulte o especialista
    Além da pele, o dermatologista é especialista em cabelos e unhas e deve ser consultado sempre que surgir um sintoma de algum problema. O ideal é consultar-se com esse médico uma vez por ano, mas se isso for difícil procure-o quando surgir alguma dúvida ou um sinal de anormalidade.

Compartilhar: