Benefícios da limpeza de pele: 6 passos rápidos e práticos para começar hoje mesmo!

Mulher fazendo seus cuidados com a pele negra

A pele é o maior órgão do corpo humano, e também o mais exposto a doenças e problemas todos os dias por causa do contato com agentes prejudiciais, como a poluição e a presença de bactérias nos ambientes. Por isso, a proteção diária contra esses males é um dos principais benefícios da limpeza de pele.

Remover a sujidade é a melhor maneira de prevenir situações indesejáveis, como infecções e ressecamento, e de dar à sua pele o carinho que ela merece, seja em um procedimento com especialistas ou entendendo como fazer limpeza de pele diariamente. 

Sabe aquela sensação boa de leveza quando você sai de um banho depois de um dia cansativo? Imagine que as células da sua pele se sentem da mesma forma quando se veem livres de impurezas, e que isso fortalece as defesas naturais para que a pele esteja pronta frente a qualquer ameaça. 

Então, siga até o fim desta leitura para ficar por dentro do que fazer e do que você tem a ganhar mantendo os cuidados com higiene e proteção sempre!

Quais os benefícios da limpeza de pele? 

Entre os benefícios da limpeza de pele, estão:

  • previne o surgimento de espinhas e cravos na pele;
  • redução do risco de doenças causadas pela poluição;
  • pele mais uniforme e com textura macia;
  • prevenção contra envelhecimento precoce e linhas de expressão;
  • remoção das células mortas e efeito detox;
  • melhor controle da oleosidade natural da pele;
  • suavização de manchas;
  • restabelecimento da capacidade de absorção e hidratação. 

Essa lista longa comprova que, assim como a limpeza diária, a limpeza de pele profunda tem muito a contribuir com uma pele saudável, e deve ser uma ação complementar aos cuidados diários. Para aproveitar todos esses ganhos, o ideal é conversar com seu(ua) dermatologista para entender o que é mais indicado para o seu tipo de pele.

Essa supervisão é fundamental para os resultados do processo, que geralmente é feito por profissionais da saúde estética a partir da aplicação de produtos para limpeza de pele com substâncias mais fortes, como o ácido salicílico e retinoico. Durante a gravidez, por exemplo, as gestantes não podem fazer uso de produtos com esse tipo de substância. 

Lembrando que você pode sim fazer limpeza de pele em casa, mas se quiser uma higienização profunda, só é possível com profissionais qualificados, com ferramentas mais elaboradas para retirar milium (bolinhas brancas com queratina e células mortas) ou comedão do rosto. 

Se você fizer isso sem os cuidados necessários, corre o risco de causar infecções e manchas. Mas, agora que você já conhece os benefícios da limpeza de pele, veja a seguir por que ela é tão importante e qual é a frequência recomendada para esse tipo de procedimento.

É necessário fazer limpeza de pele? 

Para que sua pele usufrua de todas as vantagens de uma pele limpa, esse procedimento deve ser feito uma vez a cada 30 ou 40 dias (período que a pele leva para se renovar). No caso de pele acneica, essa é uma das medidas eficazes para complementar o tratamento de algumas formas de acne. 

Porém, vamos combinar o seguinte: isso não elimina a limpeza de pele diária que você precisa incluir na sua rotina de skincare. Pelo contrário! Deixar isso de lado pode dificultar a obtenção de um bom resultado com o tratamento. 

Ou seja, quanto mais você cuidar da sua limpeza de pele, antes e depois, mais significativos e satisfatórios serão os resultados. Agora, confira o que você precisa fazer para cuidar com carinho da sua pele no dia a dia em seis passos!   

Qual a ordem para limpar o rosto?

Quer saber como fazer uma ótima limpeza de pele passo a passo? A gente vai te provar que não é difícil! Bastam seis passos e alguns minutos do seu dia para ter sua pele sempre saudável.

Então, anote essa sequência para todos os tipos de pele e aproveite muito os benefícios da limpeza de pele. Você deve seguir essa lista completa de duas a três vezes por semana: 

  1. Lave o rosto: uma boa limpeza em casa começa pela higienização, com  um sabonete específico para sua pele. Quem tem o rosto oleoso, por exemplo, pode optar por um sabonete que controla a oleosidade.
  2. Abra os poros com vapor: encha uma bacia ou um balde com água quente e coloque o rosto sobre o vapor, com auxílio de uma toalha para cobrir a cabeça. Isso vai ajudar a ativar a circulação e abre os poros, ajudando na hora de remover os cravos e as sujeiras;
  3. Faça esfoliação: priorizando a zona T (testa, nariz e queixo) e com o rosto úmido, faça esfoliação com um produto adequado para o seu tipo de pele; 
  4. Use uma máscara facial: existem diversos tipos de máscara facial, e elas são ótimas para o descanso da pele. Escolha aquela que tiver propriedades alinhadas ao que sua pele precisa e faça a aplicação;
  5. Hidrate a pele: depois de remover o excesso da máscara com água morna ou fria, é hora de fazer a hidratação;
  6. Passe protetor solar: nunca se esqueça de finalizar com o filtro solar com FPS a partir de 30. 

Viu só como é simples? Junto a isso, temos mais uma recomendação importante para que você alcance todos os benefícios da limpeza de pele mais profunda, realizada por um(a) profissional. 

O que não pode fazer depois da limpeza?

Evite ao máximo a exposição ao sol por, pelo menos, 48 horas. Não utilize esfoliantes físicos, que podem agredir a pele, e substitua cremes oleosos por produtos calmantes e cicatrizantes. 

Esses cuidados após a limpeza de pele são indicados porque é normal que a pele fique um pouco irritada e com pontos de vermelhidão depois do procedimento. Um  profissional da área poderá indicar os produtos certos para você.

Dúvidas frequentes sobre benefícios da limpeza de pele

Qual a importância dos cuidados com a pele?

Os cuidados com a pele são fundamentais para afastar o risco de inflamações e de infecções como acnes (causadas por aumento da oleosidade e por bactérias, por exemplo), além de prevenir e retardar o envelhecimento. Isso passa por escolher produtos, limpeza de pele e hidratação, sempre!

Como saber se minha pele é normal, oleosa ou mista?

Observe as características da sua pele: se ela for muito brilhante e com aparência úmida, é oleosa. Caso apresente variações de textura, alternando entre regiões com mais oleosidade e outras mais ressecadas e levemente ásperas, é mista. A pele normal tem luminosidade equilibrada e textura uniforme. 

A limpeza de pele é indicada para todo mundo?

Sim, a limpeza de pele pode ser feita por qualquer pessoa. Contudo, se estiver em tratamento medicamentoso, é ideal perguntar ao seu dermatologista antes de realizar algum procedimento.

Compartilhar: