Acne infantil: o que fazer para prevenir, cuidar e quando ir ao consultório

Boy with a pimple on his face

O que fazer quando a acne infantil aparece, se os cravos e as espinhas são mais a cara da adolescência? Sim, pode parecer estranho ver espinhas em crianças. Afinal, até alguns anos atrás, o consenso era de que a acne não era coisa para os pequenos.

No entanto, isso está mudando. Alguns especialistas dizem que é porque a puberdade está chegando cada vez mais cedo. Por isso, as mudanças hormonais, por exemplo, também estão acontecendo mais precocemente.

Nesse conteúdo, você vai saber mais sobre esse assunto, os cuidados com a pele com acne e o que pode fazer para lidar da melhor maneira possível com a acne infantil.

Para começar: o que é a acne?

Acne é uma doença dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas, que ficam “entupidas” por oleosidade, células mortas ou bactérias. Por isso, aparecem as espinhas, cravos e até cistos, segundo o Hospital Infantil Sabará, em São Paulo.

Importante: os cravos são algo natural do nosso corpo. Aliás, uma curiosidade: cravos e espinhas não são condições diferentes da acne. Muita gente não sabe que a espinha é, na verdade, um cravo que inflamou.

E não pense que são poucas pessoas que têm acne. Pelo contrário…

Acne é hoje o principal motivo das consultas com dermatologistas no país, segundo a pesquisa Perfil das Consultas Dermatológicas no Brasil, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Acne principal motivo de consulta dermatológica

Pois, é. A acne pode até ser mais a “cara” da adolescência, mas ela também é uma condição de muitos adultos. Não por acaso, até existem medicamentos para acnes que os dermatologistas podem receitar.

E, como você vai ver, a acne pode vir antes do esperado, já na infância.

Entendo melhor a acne na infância

Estudos mostram que, realmente, é cada vez menor a média de idade em que os pais levam os filhos ao dermatologista para tratar casos de acne.

Para alguns especialistas, uma das razões é que os pais estão mais informados. Por isso, estariam mais atentos à saúde e à aparência dos filhos.

Ou seja, esse maior conhecimento seria um forte motivo para procurarem ajuda médica quando vêem o primeiro cravo ou espinha aparecer nos seus pequenos.

Mas a verdade é que não importa o motivo dessa atitude mais preventiva.

A iniciativa de ir ao consultório é muito importante porque faz toda a diferença entender melhor o que é a acne infantil e o que fazer.

Por que a criança tem acne?

A principal causa, nessa faixa etária, é a mesma da acne em adolescentes: as alterações hormonais.

Você deve estar se perguntando: mas isso acontece também em criança pequena?

Sim, só que, nesse caso, precocemente. E há outros possíveis motivos para a acne em crianças:

  • A predisposição genética;
  • o estresse;
  • o consumo de medicamentos, como corticoides;
  • a exposição excessiva ao sol,
  • e uso de produtos oleosos na pele.

Você precisa se preocupar com as espinhas e cravos antes da adolescência?

Inicialmente, você pode ficar tranquilo(a).

Isso porque, na maioria das vezes, a acne infantil é temporária. Ela costuma se curar espontaneamente, sem o uso de medicamentos.

Mas você já sabe: consulte o(a) dermatologista para ter uma opinião profissional, combinado?

Dá para prevenir a acne na infância?

É possível e recomendável. Principalmente para evitar ou reduzir o aparecimento de novos cravos e espinhas.

O primeiro cuidado é a higiene diária da pele:

  • Lave-a pelo menos pela manhã e à noite, com sabonetes suaves;
  • Proteja a pele com loções e filtro solar não oleoso;
  • E nunca esprema as espinhas e cravos nem use medicamentos sem recomendação médica.

Mas, de novo: consulte o(a) pediatra ou dermatologista.

E como tratar a acne infantil, afinal?

A primeira regra, para você não esquecer: jamais espremer.

O principal objetivo do tratamento da acne infantil é desobstruir os poros, eliminar os cravos e controlar a inflamação (se houver) para a criança não ficar com marcas na pele.

E se a limpeza da pele com sabonetes suaves não for suficiente, o(a) pediatra ou dermatologista poderá receitar um medicamento oral.

Vale repetir: não considere a automedicação como uma opção. Principalmente porque estamos falando do que fazer no caso de acne infantil.

Quando ir ao(à) médico(à)?

Fique atento(a) à evolução da acne.

A consulta no consultório do(a) pediatra ou dermatologista é indicada quando as lesões se agravam, ficam inflamadas ou não desaparecem em pouco tempo.

Compartilhar: