Treinos de academia para você iniciar na musculação com o pé direito

halteres de pequenos pesos para treinos de academia iniciantes

Começar uma rotina de treinos de academia pode ser empolgante e ao mesmo tempo desafiador, especialmente para quem não tem muita intimidade com os aparelhos ou convive com aquela preguiça de treinar.

Como são vários equipamentos, exercícios e técnicas que precisam ser feitas durante o treino, às vezes fica difícil saber por onde começar, não é mesmo? 

Mas não é preciso perder a calma e achar que academia não funciona para você. Basta um pouco de conhecimento e um plano bem estruturado para dar os primeiros passos rumo ao condicionamento físico dos seus sonhos.

Neste conteúdo, você vai descobrir como criar um treino de academia para iniciantes - e a não esquecer da higiene do corpo.

Prepare-se para estabelecer uma jornada fitness em 3, 2, 1…

 

Faça o básico bem feito nos treinos de academia

Existem muitos treinos de academia complicados e que prometem resultados rápidos. Mas é bom lembrar:

 

O treino simples, porém bem feito, também tem o seu valor.

 

Fazer aqueles exercícios básicos pode até não ser tão divertido e interessante, mas é bom lembrar que eles dão uma base sólida para você ter mais força, resistência e condicionamento físico.

Conheça os principais tipos de treinos e veja como eles podem te ajudar a dar os primeiros passos.
 

Cardio ou aeróbico? O aquecimento é a chave 

Esses tipos de treino de academia são exercícios que trabalham a frequência cardíaca e respiratória. Ao mesmo tempo que melhoraram a capacidade cardiorrespiratória, eles aumentam a resistência e a queima de calorias.

São atividades que preparam o corpo para o treino mais pesado, já que aumentam a temperatura corporal e melhoram a circulação sanguínea, reduzindo o risco de lesões.

Está na dúvida por onde começar? Experimente colocar em prática uma destas atividades:

  • corrida;

  • caminhada rápida;

  • ciclismo;

  • natação.

     

Treinos de força: pegue leve e sinta seu corpo 

Geralmente, os treinos de força envolvem equipamentos como os pesos, máquinas e faixas elásticas. Mas também é possível usar o próprio peso corporal para fortalecer e desenvolver os músculos.

Nos dois casos de treino de academia, o principal objetivo é aumentar a força muscular, a resistência e o volume de massa magra. Para isso, você pode trabalhar músculos específicos do seu corpo por meio de:

  • rosca bíceps e tríceps;

  • levantamento terra;

  • agachamentos;

  • remadas;

  • supinos;

  • flexões.

Mas atenção: para evitar lesões, os treinos devem ser feitos de forma regular e progressiva, com o aumento gradual da carga e da intensidade. E claro, não esqueça de fazer alongamentos e se alimentar corretamente antes de treinar.

 

Funcional: melhore a flexibilidade

Esse tipo de treino para iniciante na academia é feito para melhorar a eficiência dos movimentos. Na prática, ele ajuda a potencializar a força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e a coordenação.

Ao contrário da musculação tradicional, os exercícios funcionais não trabalham músculos específicos. Vários grupos musculares são usados ao mesmo tempo durante a sessão de treinamento. 

Entre os principais exercícios estão:

  • levantamento terra;

  • agachamentos;

  • prancha.

Hipertrofia: o segredo do ganho de massa muscular 

O treino de hipertrofia reúne exercícios que usam cargas moderadas ou pesadas, sempre com alto número de repetições e séries. O objetivo é alcançar a chamada “fadiga muscular”, que estimula o crescimento dos músculos.

Quando o exercício é feito até a falha, significa que você não vai conseguir fazer mais nenhuma repetição da forma adequada, mesmo que se esforce ao máximo!

Ou seja, treinar até a falha pode garantir um estímulo máximo para o crescimento muscular, já que isso esgota as fibras até o limite.
 

Treino de academia para iniciantes turbinados + bons hábitos = melhores resultados

Boas práticas de treinamento garantem que você equilibre o tempo e o esforço investido. Priorize alguns cuidados básicos, especialmente se você está começando um treino para iniciantes na academia:

  • recuperação dos músculos: é no descanso que o corpo repara as microlesões, resultando em músculos maiores e mais fortes; 

  • postura e técnica: isso ajuda a distribuir o esforço de forma uniforme pelos músculos e articulações, reduzindo o risco de lesões;

  • variedade de treinos: ao mudar os movimentos, o número de séries e repetições, o músculo é desafiado. Assim, o seu crescimento também é estimulado;

  • alimentação alinhada com seus objetivos: as proteínas e os carboidratos são a fonte primária de energia para os treinos;

  • boas noites de sono: é no período de descanso que os músculos se recuperam dos esforços do treino. Ou seja, um bom sono ajuda no crescimento dos músculos e na prevenção de lesões..

Cuidados no pós-treinos de academia

Cuidar da pele depois de fazer aquele treino de academia para iniciante endorfinado te ajuda a evitar o mau cheiro no corpo e o incômodo do suor. Além disso, sua pele entra em contato com os aparelhos e o espaço compartilhado da academia, te deixando exposto a bactérias.

E nada melhor do que o sabonete antibacteriano Protex, que garante 12 horas de proteção e elimina 99,9% das bactérias (com duas semanas de uso), além de fortalecer as barreiras de proteção natural da pele.

 

infográfico sobre benefícios de Protex

 

Protex tem o melhor custo-benefício do mercado, entrega máxima proteção e deixa a pele nutrida. Invista de forma inteligente na hora de escolher o produto que vai cuidar da sua pele.

Não perca mais tempo e experimente hoje mesmo!
 

Dúvidas frequentes sobre treinos de academia

Como montar um treino de academia? 

Treinos de academia devem ser criados por um profissional de educação física. Nele, devem ser considerados alguns fatores, como: os objetivos de condicionamento físico, nível de condicionamento atual, disponibilidade de tempo e as suas preferências pessoais.

Quais os tipos de treino de musculação? 

Normalmente, o treino academia é dividido em: treino de força, hipertrofia, resistência muscular, funcional ou de circuitos.

O que significa 3 de 15 na academia?

Esse é um tipo de treino de academia para iniciantes comum, onde o praticante realiza 3 séries de um determinado exercício, com um total de 15 repetições.

Compartilhar: