Saúde masculina: confira 4 cuidados gerais indispensáveis para se ter na rotina

A men well dressed

Você sabia que os homens brasileiros vivem até sete anos menos do que as mulheres? O motivo dessa diferença é também o assunto deste conteúdo: a saúde masculina.

De acordo com o IBGE, a expectativa de vida deles é de 72 anos, enquanto a delas chega aos 79. Comparando esses números, é inevitável não lembrar que os homens têm uma resistência maior em cuidar da própria saúde.

O motivo disso? Questões culturais, preconceito e até mesmo vergonha.   

Para mudar essa realidade, é bom colocar alguns cuidados básicos em prática.

Você é homem e deseja sair desta estatística? Então um bom primeiro passo é cuidar especialmente da pele, do rosto e do corpo masculino.

Vamos começar?
 

Quais os cuidados gerais para saúde masculina?

Focar na prevenção é a melhor maneira de manter a saúde masculina em dia. Portanto, além de praticar hábitos saudáveis, é importante visitar o médico e fazer exames anuais.

Se você está perdido e não sabe por onde começar, vale a pena ter atenção a esses quatro cuidados básicos:

  1. cuide da alimentação e beba água;
  2. limpe a pele do rosto pelo menos duas vezes por dia, concluindo com a aplicação de um filtro solar adequado para o seu tipo de pel;
  3. pratique exercícios físicos com regularidade;
  4. faça rituais de cuidado pessoal para afastar o estresse e tenha uma boa noite de sono.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde masculina, é hora de focar nos cuidados do maior órgão do corpo humano: a pele. 

 

Quais são as características da pele masculina?

A relação pele homem exige alguns cuidados específicos porque, em comparação com a pele feminina, a pele masculina costuma apresentar as seguintes características:

  • espessura mais grossa;
  • mais oleosidade;
  • textura mais áspera.

Essas particularidades têm relação com a produção de testosterona — hormônio que interfere na produção de sebo —, que é maior no organismo dos homens e que interfere também no tamanho dos poros.

Vale lembrar que a pele do rosto nos homens fica exposta à lâmina de barbear. O ato de se barbear pode ser bastante agressivo para a saúde masculina, podendo causar lesões e deixando a pele vulnerável a agentes externos, como poluição e bactérias. 
 

Essa combinação pode causar infecções, desde as mais leves até casos mais graves.
 

Por isso, é importante entender porque a saúde do homem tem tudo a ver com a atenção aos cuidados com a pele.
 

Por que os homens devem cuidar da pele?

Cuidar da pele traz muitos benefícios para a saúde masculina. Uma rotina de limpeza é sinônimo de hidratação, ajudando a afastar o risco de infecções, e mais:

  • regula a produção de sebo em peles oleosas;
  • conserva a elasticidade da pele;
  • controla o mau cheiro no corpo; 
  • combate o envelhecimento precoce e o surgimento de linhas de expressão;
  • ajuda a tratar e a eliminar acnes.

Agora, que tal escolher os produtos ideais para o seu dia a dia? A linha Homem 3x1 Protex oferece tudo que você precisa para cuidar da saúde da pele, da barba e do cabelo.

É proteção e hidratação na medida certa!
 

Dúvidas frequentes sobre saúde masculina

Como deixar a pele masculina macia?

A pele fica macia quando está bem hidratada. Então, para chegar a esse resultado, você deve fazer a higiene (para retirar impurezas e desobstruir os poros) e aplicar um hidratante adequado para o seu tipo de pele, pelo menos duas vezes por dia. 

Como hidratar a pele do homem?

O combo perfeito para hidratar a pele do homem é unir hábitos saudáveis — como beber bastante água, ter uma boa alimentação e passar longe do estresse — a uma rotina de cuidados com a pele, usando os produtos certos para limpeza e nutrição. 

Qual a diferença entre pele masculina e feminina?

Normalmente, a pele masculina é 20% mais espessa que a pele das mulheres. Isso é resultado da quantidade mais alta de colágeno e da presença de poros maiores. A oleosidade também tende a ser maior devido a taxa elevada de testosterona (hormônio que estimula a produção de sebo).

Compartilhar: