Tatuagem: o que você precisa saber sobre cicatrização

Conheça os cuidados necessários durante a cicatrização da sua tatuagem.

Ao decidir fazer uma tatuagem devemos primeiro levar em consideração fatores como, qual profissional escolher e saber se ele segue as normas de higiene para tatuagem. Além, é claro, da arte escolhida e em qual parte do corpo você vai eternizá-la.

Uma das coisas mais legais para quem gosta de tatuagem, é ver ela pronta, com as cores vivas e brilhantes, dando um outro visual para a pele. Mas isso não significa que ela está completa, pelo contrário, ela ainda precisa iniciar o processo de cicatrização.

Você pode estar se perguntando, mas quanto tempo dura o processo de cicatrização da tatuagem? O tempo de cicatrização varia, sendo de 5 a 30 dias, isso vai depender de pessoa para pessoa, e também do modelo e tamanho da arte escolhida. Caso a sua tatuagem precise de retoques, correções ou novas sessões, o período pode aumentar.

Por que devemos cuidar da tatuagem recém feita?

Ao se fazer uma tatuagem, estamos causando danos à derme e a subderme, deixando-as expostas e feridas devido ao contato constante com a agulha. A pele então se torna um alvo fácil para a ocupação de bactérias, causando alergias e infecções. Por isso, manter uma higiene correta auxilia o processo de cicatrização da tatuagem.

Cuidados com a nova tatuagem: o que devo fazer? Protex te ajuda com algumas sugestões de cuidado para prevenir infecções, mas lembre-se, converse com o seu tatuador para maiores informações, e se precisar consulte um dermatologista.

  • Ao finalizar a tatuagem, o primeiro curativo será feito pelo tatuador, que terá de limpá-la corretamente e aplicar uma pomada com ação reconstrutora da pele. Para manter protegida, a área do corpo precisará ser coberta com um filme protetor, o qual deverá ser removido após 2 horas.
  • Na primeira noite, não cobrir a tatuagem quando for dormir. Isso pode abafar a cicatrização.
  • Não se assuste caso a área da tatuagem fique dolorida, é normal isso acontecer, pelo atrito causado pela agulha.
  • Durante a limpeza em casa, seja na pia ou no banho, utilize água em temperatura morna para fria. Evite água quente sobre o desenho.
  • Ao finalizar a limpeza, seque a tatuagem com um pano limpo ou papel toalha, e com toques leves.
  • Após, passe a pomada de ação reconstrutiva da pele. Pergunte ao seu tatuador qual pomada ele recomenda e sobre o uso do filme protetor.
  • Repita os procedimentos de limpeza nos próximos dias, assim você ajuda na manutenção da ferida e previne infecções.
  • Mantenha a limpeza de 3 a 4 vezes ao dia, e mantenha a pele hidratada.
  • Você vai perceber que nos dias seguintes, sua pele vai formar casquinhas, isso é normal, elas estão protegendo a pele. Por isso, não as tire, elas devem cair naturalmente.
  • Não coçar e nem esfregar a pele.
  • Evite exposição ao sol, por pelos menos um mês. E após esse período, sempre que sair passe um protetor solar, com fator 30 ou mais.
  • Evite ir à praia, piscina ou saunas. A exposição solar, ao cloro e o calor podem prejudicar a cicatrização da tatuagem.
  • E lembre-se de seguir com atenção as instruções recomendadas pelo seu tatuador.

Para manter sua tatuagem limpa durante o processo de cicatrização use Protex, sua fórmula elimina 99,9% das bactérias e o vírus da COVID-19*. Experimente o sabonete antibacteriano Protex Vitamina E, proteção para a pele com uma sensação nutritiva.

Protex® Vitamina E Sabonete em Barra 85g

Protex®

Vitamina E

Protex Vitamina E, sabonete antibacteriano, sensação nutritiva. Oferece proteção antibacteriana natural com óleo de linhaça.

Compre agora

Com uma boa cicatrização, a beleza e as cores da sua tatuagem terão uma durabilidade maior.

Este artigo tem como objetivo promover a compreensão e o conhecimento sobre temas gerais de higiene. Não tem a intenção de substituir aconselhamento profissional, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde qualificado para responder quaisquer perguntas que você possa ter sobre uma condição médica ou tratamento.

*Lavando as mãos com sabonete por 40 segundos.

Compartilhar: