Veja como acabar com o suor excessivo no corpo todo
O suor é a resposta do corpo aos estímulos, desde o calor até a prática de exercícios físicos. Mas quando ele surge em excesso, é sinal de que algo não vai bem no seu organismo. Por isso, que tal saber como acabar com o suor excessivo no corpo todo?
Além de prejudicar o seu bem-estar, a sudorese excessiva pode afetar as interações sociais, causando constrangimento e vergonha.
Por isso, se você está sofrendo com o suor nas axilas, nas costas, no rosto ou no corpo inteiro, chegou a hora de mudar alguns hábitos que vão ajudar a controlar a transpiração excessiva.
4 dicas de como acabar com o suor excessivo no corpo todo
Roupas molhadas de suor podem ser bem desconfortáveis, causar irritação na pele e mau cheiro no corpo todo. Mas sabendo como acabar com o suor excessivo no corpo todo, você pode recuperar a sua autoestima.
Para isso, experimente seguir essas quatro dicas básicas.
1. Tudo começa no banho
Se você tem tendência a suar demais, é importante tomar banhos regulares. Ou seja, se você procura formas de como diminuir o suor nas axilas e em outras partes do corpo, é preciso entrar debaixo do chuveiro mais de uma vez ao dia.
Além de reduzir a transpiração, os banhos ajudam a eliminar o mau odor. Isso é especialmente importante após a prática de atividades físicas.
Aproveite esse momento para usar sabonetes com fórmulas suaves, que limpam sem remover os óleos naturais protetores da pele. Fica a dica: o sabonete Protex antibacteriano em barra é perfeito para isso!
2. Beba muita água e mantenha o corpo hidratado
Além de usar um bom sabonete antibacteriano no banho, beber água é fundamental para a saúde geral do corpo. A ingestão desse líquido poderoso ajuda na hidratação, na regulação da temperatura e no controle da sudorese excessiva.
Por isso, além de carregar sempre uma garrafinha de água, outras dicas podem te ajudar a criar esse hábito:
não espere ficar com sede para beber água;
defina alarmes no seu celular para lembrar de beber água;
estabeleça metas diárias (para adultos, é recomendado ingerir de 2 a 3 litros/dia).
3. Atenção às roupas que irá usar no dia a dia
Opte por roupas com tecidos leves e naturais, como algodão e linho, que permitem uma melhor circulação de ar.
Roupas justas podem restringir a circulação de ar, contribuindo ainda mais para a sensação de calor e suor.
Além de ter cuidado com o tipo de tecido, também é fundamental usar cores claras, já que elas refletem melhor a luz do sol e, consequentemente, ajudam a manter a temperatura corporal mais baixa.
Nos pés, opte por sapatos feitos de materiais que absorvem o suor, como couros naturais ou calçados esportivos com malha de nylon. Durante o verão, sandálias e chinelos são os mais recomendados para deixar a sua pele respirar!
4. Tenha uma boa alimentação
Certos alimentos, chamados termogênicos, como o café, chá verde, alho, cebola, podem acelerar o metabolismo e aumentar a produção de hormônios, o que provoca aumento da transpiração. O mesmo acontece com os carboidratos e proteínas em excesso.
Prefira alimentos com alto teor de água, como melancia, melão e laranja. No almoço, abuse dos vegetais, como pepino e alface, que ajudam na hidratação do corpo.
O que causa a sudorese excessiva?
A sudorese excessiva, ou hiperidrose, pode ser causada por diversas razões. A condição genética é uma delas. Se você quer colocar em prática todas essas dicas que ajudam a como parar de suar, vale a pena conhecer as outras causas:
problemas de saúde: como hipertireoidismo, diabete, obesidade, doenças cardíacas e febre;
estresse e ansiedade: em alguns casos, a hiperidrose pode ter relação com distúrbios emocionais;
menopausa: nas mulheres, as alterações hormonais podem contribuir para os “calores” no corpo todo.
Mas lembre-se: com o sabonete correto, você pode se livrar do suor excessivo de uma vez por todas. O sabonete antibacteriano Protex Limpeza Profunda remove profundamente as gorduras e mantém a pele sequinha e saudável!
Dúvidas frequentes sobre como acabar com o suor excessivo no corpo todo
A cirurgia é uma opção para tratar a sudorese excessiva?
Sim. Quando outras formas de tratamento não proporcionam alívio suficiente, o médico especialista na área pode indicar a realização de uma cirurgia. No procedimento, são interrompidos os sinais nervosos que causam excesso de transpiração.
Como posso distinguir entre suor normal e excessivo?
Isso envolve a quantidade de suor produzida. Por exemplo, na sudorese excessiva, a produção de suor vai além do necessário para a regulação térmica. Na prática, a pessoa transpira demais mesmo em situações de repouso.
Crianças podem sofrer com a transpiração excessiva?
Sim, crianças podem sofrer com a hiperidrose infantil, especialmente durante atividades físicas e em climas mais quentes.