Descubra como hidratar a pele do seu bebê de maneira natural
Você procura saber como hidratar a pele do seu bebê de maneira natural? Aprenda a cuidar da sua pele e protegê-la com estes conselhos
Quando você vira papai ou mamãe, toda a sua atenção se concentra em cuidar do seu bebê: tê-lo em seus braços, vê-lo rir, alimentá-lo, acompanhá-lo em seus primeiros momentos...
Mas isso vem acompanhado de responsabilidades, claro. Isso porque quem tem um recém-nascido para cuidar precisa saber quais são as principais necessidades, como os cuidados para manter a criança saudável e protegida.
E uma dessas prioridades é cuidar da pele, que é a primeira defesa contra o mundo exterior. Podemos até pensar que os bebês têm a pele hidratada porque ela é suave. Entretanto, a pele de um recém-nascido é suscetível a irritações e à perda de umidade até duas vezes mais rapidamente do que a de um adulto
O fato é que ela precisa de hidratação constante, todos os dias e em momentos específicos:
durante e depois do banho,
antes de dormir,
e quando fica exposta ao sol, mesmo que moderadamente.
Mas como saber com certeza se a pele do seu bebê está devidamente hidratada? A seguir, damos algumas dicas de como cuidar da pele do bebê.
Como saber se a pele do seu bebê está hidratada?
Para começar, a hidratação faz com que os níveis de água da pele estejam equilibrados, o que, por sua vez, faz com que a barreira cutânea do bebê se desenvolva de maneira ótima.
E qualquer tipo de pele, mesmo a dos recém-nascidos, pode ter alguns sintomas quando não tem a hidratação ideal:
irritação,
ardor,
coceira,
e secura mesmo na língua e nos lábios.
Por isso, se você perceber algum desses sinais na pele do seu bebê, consulte o(a) pediatra para entender se são sintomas mesmo (ou somente) de falta de hidratação, combinado?
Até porque, como é de conhecimento geral, recém-nascidos têm pele mais sensível: ela é aproximadamente de 20% a 30% mais fina do que a de um adulto, razão pela qual a hidratação é tão importante.
Cuidados para manter a hidratação da pele do seu bebê
Apesar de os bebês terem entre 70% e 80% de água em todo o seu corpo, sua pele é mais propensa a perder água. Mas como manter a pele do seu bebê hidratada e suave?
É isso o que vamos ver agora com as dicas de hidratação a seguir.
Dê banho no seu bebê três vezes por semana
Apesar de o banho ser muito importante para a saúde do seu bebê, não é preciso fazê-lo diariamente durante os primeiros meses de vida - consulte o(a) pediatra para entender se isso vale também para o(a) seu(ua) pequeno(a). De acordo com a Clínica Mayo, é suficiente dar banho apenas três vezes por semana, considerando que esse cuidado em excesso pode ressecar a pele, até provocando irritação ou coceira.
E se você quer saber mais sobre cuidados com o banho do bebê, veja essas dicas:
de preferência, use uma tina de plástico e a coloque sobre uma superfície estável.
a temperatura da água não deve ultrapassar os 34 graus centígrados,
e o ideal é que o banho seja curto (não mais do que 5 minutos).
Use produtos com ingredientes de origem natural para hidratar a pele do seu bebê
Por ser mais suscetível a perder umidade e ressecar, a pele do bebê deve ser cuidadaa com produtos de origem natural. Uma maneira de fazer isso é usando, por exemplo, o sabonete em barra Protex Baby com glicerina de origem natural, que tem formulação suave, sem corantes e sem parabenos.
Esse sabonete hipoalergênico é inspirado na natureza e limpa suavemente, ajudando a manter a barreira natural da pele do bebê.
Proteja a pele do recém-nascido do sol
Os bebês precisam pegar sol (à exceção de alguma recomendação contrária do(a) pediatra, antes das 10 horas da manhã ou no final da tarde. Nesses horários, os raios UV são leves e não representam um risco para a saúde da pele.
Mas mesmo nesses momentos, seu bebê nunca deve se expor diretamente ao sol. Por isso:
proteja o(a) pequeno(a) com roupas leves que cubram os seus braços e pernas antes de sair para a rua,
use uma peça que proteja a cabeça, como um gorro ou boné,
e tente sempre redobrar as precauções quando se trata de sua exposição ao sol.
Cuide de sua alimentação
Durante os primeiros seis meses de vida, seu bebê deve se alimentar somente com o leite materno, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela UNICEF.
Isso porque o aleitamento materno fornece aos bebês todos os nutrientes que eles necessitam para crescer e para que o seu sistema imunológico se desenvolva plenamente.
Além disso, o aleitamento materno também proporciona anticorpos que podem combater as infecções na pele.
Já a partir dos seis meses, os bebês podem tomar água. A Academia Americana de Pediatria, aliás, recomenda que os bebês menores de um ano se hidratem somente com 100 a 200 mililitros de água por dia.
Escolha roupas com tecidos de origem natural
Você sabia que existem tecidos de origem natural que podem proteger a pele dos recém-nascidos?? Na hora de escolher as peças em lojas, procure por roupas que sejam confeccionadas com algodão orgânico, por exemplo, já que esse tipo de tecido permite que a pele respire melhor.
Por ser suave e leve, a roupa de algodão orgânico também ajuda a manter a temperatura corporal, evitando que a pele se irrite pelo contato direto com a roupa. E além desse tipo de algodão, o linho é também um dos tecidos recomendados para vestir o bebê.
Hidratação que vem da prateleira
Como você pode perceber, os hábitos de cuidados com a pele começam desde os primeiros momentos.
Lembre-se de que cuidar do seu bebê requer muita paciência e aprendizado. Nem sempre você terá respostas para as dúvidas que possam surgir.
Daí a importância também de você ter uma relação de confiança com o(a) pediatra. Com ela e as dicas desse conteúdo, a hidratação da pele do(a) bebê terá mais chances de ser a mais ideal possível.