Os cuidados na hora da higienização das mãos de bebês. Dicas para manter uma higiene diária

Dicas para manter uma higiene diária

Uma das principais fases da vida do bebê é a fase de descoberta, mais conhecida como fase oral, a partir do terceiro mês o bebê passa a ser um explorador do mundo.

E, como um bom explorador, vai desvendar o mundo que o cerca, passa então a colocar tudo na boca, inicia com mãos, e com o passar do tempo, os pés, os brinquedos e acessórios. Ele vai descobrindo a experiência sensorial do paladar, ou seja, eles passam grande parte do dia com as mãos na boca.

Essa fase faz parte do seu desenvolvimento.

Mesmo sendo um hábito natural, os pais devem estar atentos aos cuidados de higienização durante essa fase. A Sociedade Brasileira de Pediatria indica para os pais cuidados como:

  • Manter os brinquedos higienizados
  • Lavar as suas mãos antes de lavar as mãos do bebê
  • Cultivar a área do bebê higienizada

Um dos motivos de manter uma higiene constante do seu bebê deve-se ao fato de que pessoas pegam muito nas mãos do bebê, porque acaba sendo o local mais acessível de fazer carinho, e o bebê acaba, ainda que involuntariamente, levando as mãos à boca.

A pele do bebê além de macia, é fina e sensível, e sem uma higienização correta, fica suscetível a doenças onde a transmissão ocorre pela saliva, algumas já conhecidas como gripe, viroses, vermes, mão-pé-boca. Um dos métodos para prevenir é mantendo a higiene das mãos.

Lembre-se, o seu bebê ainda está desenvolvendo o seu sistema imunológico, então todo cuidado é preciso.

Quais os momentos específicos para lavar as mãos do bebê?

Você pode estar se perguntando quantas vezes ao dia devo lavar as mãos do meu bebê, a verdade é que assim como os adultos, os bebês precisam manter uma frequência de higienização das mãos. Mas, principalmente durante os seguintes momentos do dia:

  • Depois de trocar a fralda
  • Antes e depois de comer
  • Depois de brincar
  • Depois de entrar em casa
  • Depois de brincar com outros bebês e crianças

Além disso, os pais devem manter a sua higiene constante, principalmente antes de pegar o bebê, depois de ir ao banheiro, antes de comer e preparar as refeições. Para ajudar a manter suas mãos higienizadas, os sabonetes Protex eliminam 99,9% das bactérias e o vírus da COVID-19*.

E, qual técnica de higienização das mãos deve ser feita?

Para manter uma higienização com efeito, na hora de lavar as mãos do seu bebê você deve:

  • Utilizar produtos específicos para a pele do bebê
  • Tenha certeza de lavar entre os dedos e no pulso
  • Esfregue bem na palma das mãos
  • Enxague bem para retirar qualquer resíduo
  • Seque bem as mãos com uma toalha limpa e seca

Como a pele do bebê é delicada, o ideal é não utilizar álcool ao lavar, pois ele pode causar ressecamento. Além de limpar, os sabonetes Protex ajudam a estimular a proteção natural da pele contra as bactérias**.

Cuide da higiene do seu bebê. Siga essas dicas e compartilhe esse material com seus amigos e familiares.

*Lavando as mãos com sabonete por 40 segundos.

** Uso diário por duas semanas. Lave as mãos regularmente.

Este artigo tem como objetivo promover a compreensão e o conhecimento sobre temas gerais de higiene. Não tem a intenção de substituir aconselhamento profissional, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde qualificado para responder quaisquer perguntas que você possa ter sobre uma condição médica ou tratamento.

Compartilhar: