Saiba como lavar as mãos do bebê em 5 momentos essenciais do dia

Mãe beijando o bebe que está em seu colo de toalha branca após lavar as mãos

Uma das principais fases da vida do bebê é a fase de descoberta, mais conhecida como fase oral. A partir do terceiro mês, ele passa a ser um explorador do mundo. E lavar as mãos de bebê é importante porque ela é o seu principal instrumento de reconhecimento. 

Como um bom explorador, vai desvendar o mundo que o cerca e passa então a colocar tudo na boca, inicia com as mãos, e com o passar do tempo, os pés, os brinquedos e acessórios. Ele vai descobrindo a experiência sensorial do paladar, ou seja, eles passam grande parte do dia com as mãos na boca.

Por isso, é importante saber como lavar as mãos do bebê. Nesta fase, os pais devem estar atentos às principais formas de higienização e cuidado da sua criança. Veja os cinco momentos essenciais do dia para limpar suas mãos e garantir seus cuidados. Confira! 
 

Qual a importância de lavar a mão do bebê?

O hábito de lavar as mãos é importante para prevenir a transmissão de infecções. Muitas doenças podem ser transmitidas pelo contato das mãos sujas com a boca da criança.

Por isso, a importância de lavar as mãos regularmente, trazendo maior segurança para a saúde do bebê.

Os bebês começam a explorar o mundo, e suas mãos viram seus principais aliados nessa busca. É importante que as mãozinhas estejam limpas, para garantir que sua exploração não vire um grande problema.  
 

Quais os momentos específicos para lavar as mãos do bebê?

Você pode estar se perguntando quando devemos lavar as mãos do bebê. Assim como os adultos, os bebês precisam manter uma frequência de higienização das mãos. 

A frequência de limpeza de suas mãos deve ser maior em certos períodos do dia. Os 5 principais momentos são:

  1. depois de trocar a fralda;

  2. antes e depois de comer;

  3. depois de brincar;

  4. depois de entrar em casa;

  5. depois de brincar com outros bebês e crianças.

Não basta apenas lavar as mãos de bebê que deve ser higienizada com frequência. Os pais também devem limpar as mãos, principalmente antes de pegar o bebê, depois de ir ao banheiro, antes de comer e preparar as refeições.

Isso também vale para todas as pessoas que vão interagir com a criança, como irmãos, tios e avós.   
 

O que é melhor sabão em barra ou líquido?

O ideal é escolher um sabonete líquido para lavar as mãos do bebê. Nesse momento, é importante contar com a praticidade e a segurança desse tipo de produto. Por ficar dentro de uma embalagem, o líquido não entra em contato direto com o bebê, deixando essa etapa da higienização mais tranquila. 

Além disso, o sabonete líquido é menos agressivo para a pele no bebê. Eles possuem menos componentes químicos que o sabonete em barra, por exemplo. Opte por produtos neutros, hipoalergênicos e sabonetes específicos para bebês. 

Já o sabonete em barra não é indicado para lavar as mãos de bebês. Isso acontece pela sua composição química, que não oferece uma hidratação adequada para a pele sensível do bebê. Também, ele se desfaz mais fácil e pode contaminar sua pele. 
 

Cuidados com a higiene do bebê

Manter a higiene constante do seu bebê é item primordial para sua saúde. Por isso, é importante entender como devemos lavar as mãos corretamente. Isto serve tanto para os bebês, quanto para os adultos que estão em contato com a criança.

O bebê ainda está desenvolvendo o seu sistema imunológico, e todo cuidado é preciso.  

Lavando as mãos com água e sabão, você garante que seu bebê se mantenha saudável e pronto para explorar o mundo que lhe cerca.

Lembre-se que a pele do bebê possui suas próprias características.Ela é macia, fina e sensível, exigindo um maior cuidado e atenção na hora da higienização correta. 

Conheça a linha completa de produtos Protex Baby e ajude a manter saudável a barreira natural da pele do seu bebê.
 

Dúvidas frequentes sobre Como lavar as mãos do bebê

Quais os 4 tipos de higiene das mãos

Higienização simples com água e sabão, com álcool gel, anti séptica e cirúrgica são os 4 tipos mais comuns de higiene das mãos. Todas elas possuem técnicas específicas e também são usadas em ambientes clínicos. Para o dia a dia, utilize as duas primeiras. As duas últimas são específicas para ferimentos e procedimentos médicos.

Como explicar higiene na educação infantil?

Proponha atividades lúdicas ao lavar as mãos na educação infantil. Elas são divertidas e convida a criança a aprender enquanto está brincando. Cantar ao lavar as mãos, ou ler livros e gibis sobre o tema, são alguns exemplos de como introduzir esse hábito na educação.   

Quais os riscos de não lavar a mão?

O principal risco é estar propenso a infecções por vírus e bactérias. As mãos são a principal via de acesso desses organismos ao nosso corpo. A falta de higienização correta das mãos nos deixa desprotegidos, levando a doenças como resfriados, diarreias e viroses.

Compartilhar: