Manter uma rotina de skincare, ingerir alimentos saudáveis e praticar atividade física são fatores essenciais para combater os radicais livres na pele.
Essas substâncias podem ser produzidas pelo próprio corpo, especialmente devido aos efeitos da poluição, do estresse diário e da alimentação desbalanceada. E quando isso acontece em excesso, o resultado pode ser uma pele menos saudável e mais suscetível ao envelhecimento precoce.
Veja neste conteúdo o que são radicais livres na pele e o que fazer para minimizar os seus efeitos.
Quatro jeitos de combater a ação dos radicais livres na pele
Como dito por cima antes, a ação dos radicais livres na pele pode facilitar o envelhecimento precoce e outros problemas dermatológicos. E desacelerar esse processo tem a ver com hábitos.
Lavar o rosto corretamente, por exemplo, pode ajudar a combater os efeitos da poluição na pele.
A boa notícia é que você pode combater a ação dos radicais livres hoje mesmo, e o melhor, em todos os tipos de pele
1. Proteja-se contra a radiação solar
A exposição aos raios ultravioleta (UV) é uma fonte significativa de radicais livres na pele. Para evitar que as moléculas instáveis danifiquem as células do seu corpo, a dica é uma só: aplicar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados.
Com essa proteção, além de evitar danos ao DNA nas células da pele, você também previne o envelhecimento cutâneo prematuro, incluindo rugas, linhas finas e perda de elasticidade.
E não se esqueça de não esqueça de se consultar um(a) dermatologista
2. Tenha bons hábitos alimentares
Alimentos antioxidantes são bons aliados para minimizar o envelhecimento da pele, já que protegem as células contra os efeitos dos radicais livres. Por isso, procure consumir (de forma equilibrada) algumas das seguintes vitaminas:
- vitamina A: espinafre, manga, fígado;
- vitamina C: laranja, limão, limão e acerola;
- vitamina E: azeite de oliva, abacate e nozes.
Elas são ótimas fontes de nutrientes para o seu corpo, fortalecendo o sistema imunológico dos danos causados pelos radicais livres. Na prática, isso é crucial para manter o seu corpo saudável e forte para combater infecções e doenças.
3. Abandone o tabagismo e evite o excesso de álcool
O tabagismo e consumo de bebidas alcóolicas são vilões aqui.
Isso porque o tabagismo e o álcool em excesso podem aumentar a produção de radicais livres.
Na prática, esses dois hábitos contribuem para o estresse oxidativo, que é o desequilíbrio entre a produção de radicais e a capacidade do corpo de neutralizá-los com antioxidantes.
Em resumo:
- tabagismo: o monóxido de carbono e outras substâncias presentes no cigarro é o que causa o envelhecimento da pele, além de doenças como o câncer;
- álcool: a substância pode levar à redução de antioxidantes no organismo, diminuindo a capacidade do corpo de neutralizar os radicais livres.