Como cuidar de um bebê: desde os cuidados com a sua pele até suas primeiras experiências
A chegada de um bebê na família é um dos momentos mais memoráveis para os pais principiantes. Juntamente com a felicidade desse novo começo, vêm desafios, responsabilidades e muitos ensinamentos que irão superando e aprendendo com a prática.
Como cuidar de um bebê em seus primeiros dias de vida? Como mães e pais principiantes, é fundamental estarem atentos à saúde do bebê, porque nesses primeiros dias ele terá suas primeiras aproximações com o mundo exterior.
Desde o seu primeiro banho e seu primeiro contato com os animais de estimação da casa, até o momento em que dá os seus primeiros passos e em que aparecem os seus primeiros dentes, esses primeiros momentos com o seu bebê têm que se converter em experiências inesquecíveis para que toda a família se sinta unida nessa nova etapa.
Como cuidar da pele de um recém-nascido?
Uma das primeiras responsabilidades é cuidar da pele de seu bebê já que durante os primeiros meses de sua vida a pele dos bebês é muito sensível e delicada. Aprenda tudo o que você deve saber sobre a pele do seu bebê para lhe dar os cuidados adequados.
Você sabia, por exemplo, que a pele de um bebê é aproximadamente entre 20% e 30% mais fina do que a pele de um adulto? Assim afirma um estudo publicado pelo The Royal Children's Hospital de Melbourne, que também assinala que a pele de um bebê tem mais probabilidade de se irritar do que a pele de um adulto e pode perder umidade rapidamente.
A primeira coisa que você deve considerar é que a pele é a primeira defesa do seu bebê e deve estar protegida de agressores externos como o sol e a contaminação, a todo momento. Por ser mais fina e lisa que a pele de um adulto, ela é mais sensível e é mais propensa ao ressecamento.
Conselhos para o primeiro banho do seu bebê
O primeiro banho do seu bebê pode ser uma grande oportunidade para criar uma conexão especial com o seu recém-nascido. É normal que esse primeiro contato com a água gere muitas dúvidas para os pais e mães principiantes, por isso preparamos uma série de conselhos para facilitar esse ritual de limpeza e cuidados.
Espere pelo menos 24 horas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda esperar pelo menos 24 horas depois do nascimento para dar banho em um bebê pela primeira vez.
Uma das razões para postergar o banho é que se você retira muito cedo o bebê para dar banho, você pode interromper o vínculo entre mãe e filho e isso afetaria o êxito da amamentação precoce.
Você ficará surpreso de saber que um estudo da Academia Americana de Pediatria afirma que há um aumento de 166% no êxito da amamentação por postergar o primeiro banho do bebê em comparação com aqueles que receberam um banho durante as primeiras duas horas depois de nascer.
Experimente com um banho de esponja
Os recém-nascidos não necessitam de banhos diários. Na verdade, recomenda-se dar-lhes banhos somente com esponja duas ou três vezes por semana, até que caia o coto do cordão umbilical.
A Clínica Mayo explica que o contato com a água pode matar as bactérias que ajudam o cordão umbilical a secar e se separar. Geralmente isso ocorre duas semanas após o nascimento.
Crie um ambiente favorável
A hora do banho deve ser um momento com muita calma e relaxamento. Tome o tempo que precisar e crie um ambiente íntimo em que nada nem ninguém os interrompa. Escolha um lugar quente e procure uma superfície firme para colocar uma tina de plástico ou uma bacia confortável para o seu bebê.
Regule a temperatura da água
A temperatura da água é fundamental para cuidar da pele do seu bebê durante o banho. O ideal é usar água morna que não supere os 34 graus. Regule muito bem a temperatura da água antes de cada banho, inclusive você pode utilizar um termômetro para medir os graus com maior exatidão.
Escolha os produtos adequados
Tenha à mão todos os produtos e acessórios de banho que necessitar. Assegure-se de usar um sabonete suave e hipoalergênico. Experimente o sabonete Protex® Baby com glicerina de origem natural que limpa suavemente ajudando a manter a barreira natural da pele saudável do bebê.
Limpe muito bem todas as dobras do corpo e não esqueça de lavar as axilas, o pescoço e a parte traseira das orelhas.
Como cuidar do cordão umbilical do bebê?
O cordão umbilical é um tubo flexível que une o feto com a placenta durante a gravidez. Depois que o bebê nasce, esse cordão é cortado e fica como um toco. Com o passar dos dias, esse toco seca e cai aproximadamente 2 a 3 semanas após o nascimento do bebê.
Durante esse tempo, é importante cuidar da higiene do toco para evitar que infecte. O mais importante é manter o cordão umbilical seco e limpar essa zona somente com água. Não é necessário usar álcool ou sabonete.
Um artigo da Stanford Children's Health afirma que após a queda do coto podem aparecer algumas gotas de sangue na área mas, desde que o sangramento seja mínimo, não há motivo para preocupação.
Os primeiros passos do seu bebê
Ser testemunha dos primeiros passos do bebê é um momento que todos os pais esperam ansiosamente. Esse pequeno grande ato de autonomia representa uma grande prova para o seu bebê e o começo de muitas experiências futuras.
Os primeiros passos do bebê começam a partir dos onze meses e podem se estender até os três anos de idade. Durante esse período, o seu bebê desenvolverá suas habilidades motoras e aprenderá a caminhar para a frente e para trás, a segurar em algum objeto ou superfície para ficar de pé e a manter o seu equilíbrio.
Quando um bebê começa a caminhar é normal que tropece e caia porque está em uma fase de aprendizagem em que precisa aperfeiçoar os seus movimentos. Tudo é uma questão de prática para que ele adquira a segurança que necessita.
O Instituto Nacional de Pediatria do México assinala que é preferível que os bebês estejam descalços (sempre em um ambiente protegido) no momento de dar os seus primeiros passos. Isso porque o desenvolvimento ótimo do pé ocorre ao caminhar sem sapatos e contribui para que os músculos do pé se fortaleçam.
Nesse sentido, é importante cuidar do ambiente em que o seu bebê dará os seus primeiros passos: assegure-se de não deixar objetos pequenos no solo que possam ferir o pé do seu bebê. Cuide também para que os cabos dos eletrodomésticos não obstruam o passo e nunca deixe sozinho um bebê que está começando a caminhar.
O primeiro dente do seu bebê
Por acaso há algo mais terno do que ver como aparecem os primeiros dentes do seu bebê? Em matéria de dentição, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), os primeiros dentes aparecem entre 6 e 12 meses.
De maneira geral, os primeiros dentes a sair são os dentes frontais inferiores, seguidos dos incisivos centrais superiores. Com 3 anos, a maioria das crianças já possuem todos os seus dentes de leite.
O processo de dentição não deve causar muitos problemas ao seu bebê, entretanto, é comum que alguns bebês se mostrem inquietos com o crescimento dos seus dentes. Não se preocupe se notar um aumento da salivação, um pouco de inchaço e vermelhidão de gengivas, esses sinais são completamente normais durante esse período.
Se os problemas ficarem muito intensos, não hesite em consultar o seu pediatra para garantir que tudo está em ordem com a saúde do seu bebê.
O primeiro encontro do seu bebê com os seus animais de estimação
Os animais de estimação se tornaram parte da nossa família. Eles gostam de passar um tempo conosco, proteger-nos e até vigiar a casa a todo momento. Com um pouco de educação, disciplina e muita atenção da sua parte, os
animais de estimação pode conviver com o seu bebê e se converterem em uma grande companhia.
Certamente há uma série de cuidados e precauções que você deve considerar para que o primeiro encontro seja seguro e agradável. Tome nota e lembre-se de que você nunca deve deixar o seu bebê sozinho com um animal de estimação.
Prepare o seu animal de estimação
Os cachorros e gatos se caracterizam por ter um olfato privilegiado, por isso é importante que se familiarizem com o odor do bebê. Uns dias antes de o bebê chegar à casa, peça a algum membro da sua família que leve alguma peça de roupa do seu bebê e mostre ao animal de estimação em um momento tranquilo. Dessa maneira, o seu animal de estimação conhecerá o odor do bebê antes dele chegar à casa.
Apresente-os em um quarto tranquilo
Procure um cômodo seguro (que não seja onde o animal de estimação dorme ou come) e mantenha o seu bebê nos braços. Deixe que pouco a pouco o seu animal de estimação se aproxime e o cheire. Procure fazer com que outra pessoa esteja no cômodo para que o processo seja mais fácil e seguro. Se considerar conveniente, você pode colocar uma coleira em seu cachorro ou gato para evitar qualquer imprevisto.
Todos fazem parte da mesma família
Tente incluir o seu animal de estimação nas atividades habituais com o seu bebê. Por exemplo, você pode falar com o seu animal de estimação enquanto troca a fralda do seu bebê. Assim você estará interagindo com ambos ao mesmo tempo e isso pode facilitar a relação entre o bebê e o seu animal de estimação.
Evite o contato com a saliva
É importante que o animal de estimação esteja asseado, desparasitado e com suas vacinas em dia. O ideal é levá-lo para exame pelo veterinário antes da primeira aproximação com o seu bebê. Mesmo assim, evite que o seu bebê tenha contato direto com a saliva dos animais. Essa secreção pode ser portadora de fungos e bactérias.
Priorize a limpeza da sua casa
Agora que você tem um bebê em casa, você deve dar mais atenção à limpeza da casa. Os bebês são curiosos. Em seus primeiros meses eles começarão a engatinhar e a tocar em todos os tipos de superfícies e objetos que tiverem ao alcance. Garanta que os seus bebês não tenham contato com os brinquedos dos seus cachorros ou gatos e não deixe de recolher os pelos dos seus animais de estimação.
Entre os novos começos e as responsabilidades que implicam a chegada de um recém-nascido na casa, você já tem as chaves para cuidar do seu bebê.
Cuide da saúde da sua pele com o sabonete Protex® Baby. Sua fórmula com glicerina de origem natural mantém a barreira protetora natural da pele do bebê.
Siga todos estes conselhos, visite o seu pediatra de confiança e, sobretudo, desfrute de cada momento com o seu bebê!