Quer tirar cheiro de suor das axilas e não sabe por onde começar? Veja aqui o guia completo

Mulher em frente ao espelho procurando como tirar cheiro de suor das axilas

Em algum momento da vida você já teve que lidar com o cheiro de cecê? Se a resposta for sim, a boa notícia é que tem como tirar cheiro de suor das axilas, evitando o mau odor que causa tanto constrangimento.

Mas fique tranquilo, o suor excessivo é mais comum do que você imagina, especialmente na adolescência, quando as mudanças hormonais interferem na atividade das glândulas sudoríparas.

Neste conteúdo, você vai saber de uma vez por todas como amenizar o cheiro de suor no corpo. Colocando em prática bons hábitos e usando os produtos mais adequados para a sua axila, não é difícil dar adeus ao mau odor corporal.

Boa leitura!
 

Como tirar cheiro de suor das axilas e ter mais qualidade de vida?

Você não precisa deixar de usar a sua roupa preferida por causa da mancha de suor que se forma debaixo do braço. Se isso está acontecendo, está  na hora de saber como tirar cheiro de suor das axilas.

Aliás, para saber como acabar com mau cheiro nas axilas, basta seguir alguns cuidados básicos.

Aqui estão seis dicas que podem ajudar você a ter uma axila sequinha e cheirosa:

1. Seque bem a pele após o banho

É bom lembrar que o excesso de umidade pode promover o crescimento de bactérias, especialmente em regiões menos expostas, como as axilas.
 

Depois de sair do banho, seque bem debaixo do braço para evitar a proliferação de bactérias que podem causar mau cheiro nas axilas.
 

Para isso, basta seguir um passo a passo simples:

  • use uma toalha macia para remover o excesso de água na pele das axilas;
  • se a região ainda estiver úmida, use um secador de cabelo para acabar de vez com a umidade (coloque o aparelho na temperatura fria).

2. Apare os pelos da axila

Quando o assunto é a aparência da axila, homens e mulheres têm as suas preferências pessoais. Por isso, manter ou não os pelos na axila é uma escolha sua.

Na prática, quando os pelos estão maiores, as bactérias do suor podem ficar impregnadas com mais facilidade.
 

Em alguns casos, os pelos podem contribuir para o mau cheiro nas axilas, já que oferecem uma superfície para as bactérias se aderirem.
 

Se você está passando por essa condição, experimente fazer um teste. Tente manter as axilas com os pelos aparados ou sem pelos. Assim, você poderá avaliar se a depilação vai, de fato, reduzir o odor corporal.

Você pode escolher o método de depilação que preferir, como a lâmina, cera ou laser!

3. Dê prioridade para tecidos de algodão

Na hora de se vestir, o cuidado deve ser redobrado. Especialmente se você mora em uma região onde o clima quente é predominante.
 

Roupas feitas com materiais naturais permitem que a pele respire, reduzindo o suor excessivo e, consequentemente, o mau cheiro nas axilas.
 

Na dúvida, escolha as peças de algodão. Por ser um tecido macio e confortável, ele absorve o suor e evita que a umidade fique em contato com a pele.

Atenção: evite usar roupas muito apertadas e os tecidos sintéticos, como poliéster e o nylon. Eles não são impermeáveis e podem criar um ambiente propício para a proliferação dos micro-organismos.

4. Evite alimentos muito condimentados e picantes

Alimentos como alho e cebola podem contribuir para o forte odor corporal, já que liberam compostos por meio da transpiração. 

Outros alimentos que podem deixar o corpo com mau cheiro são:

  • queijos;
  • peixes;
  • ovos.

Portanto, tente evitar ou reduzir o consumo desses alimentos. Se puder, opte por uma dieta mais equilibrada e saudável, rica em frutas, verduras e cereais integrais.

5. Use um desodorante antitranspirante

Outro cuidado que pode ajudar a tirar cheiro de suor das axilas tem relação com os produtos de higiene pessoal.

Se ainda não, é bom lembrar que os desodorantes tradicionais podem até mascarar o cheiro de cecê, mas não são eficazes para resolver a raiz do problema: a produção excessiva de suor.
 

Um bom desodorante antitranspirante forma uma “película” nas glândulas sudoríparas, diminuindo a quantidade de suor (e bactérias) nas axilas.
 

Escolha o mais adequado para o seu tipo de pele e aplique na pele limpa e seca, combinado?

6. Escolha um bom sabonete antibacteriano

Na lista do que é bom para tirar mau cheiro das axilas, é claro que não poderia faltar um dos principais itens de higiene pessoal: o sabonete.

Mais do que usar um sabonete comum, é preciso apostar em fórmulas poderosas, como as do sabonete antibacteriano. Esse produto tem ingredientes projetados para eliminar ou reduzir o número de bactérias na pele, o que ajuda a minimizar o cheiro de cecê.

O sabonete antibacteriano Protex PRO Defesa, por exemplo, tem fórmula com zinco e óleo de linhaça que reforça as defesas naturais da pele.

E o melhor, ele elimina 99,9% das bactérias e mantém a hidratação da área das axilas.

Com o sabonete Protex PRO, você ganha uma proteção extra de dentro para fora!
 

Dúvidas frequentes sobre como tirar cheiro de suor das axilas

Quais as causas do suor excessivo?

O suor é causado pela decomposição de água, sais minerais e compostos orgânicos presentes nas axilas, e pode ter origem na falta de higiene pessoal, no uso de tecidos que prejudicam a evaporação do suor e até pela produção excessiva de suor.

É verdade que o suor na adolescência costuma ser mais forte?

Sim. Durante essa fase da vida, as glândulas sudoríparas se tornam mais ativas, o que pode levar ao aumento do suor e, consequentemente, no surgimento de um forte odor corporal.

O período da menopausa aumenta a produção de suor nas axilas?

Sim, algumas mulheres podem sofrer com o suor excessivo. Durante a menopausa, os níveis hormonais podem diminuir significativamente e afetar o sistema nervoso, que regula a temperatura corporal.

Compartilhar: