Pele do bebê: 5 cuidados mais importantes que não podem faltar
A chegada de um bebê muda a vida dos pais. Pode parecer clichê, mas não é. E as mudanças vêm acompanhadas de muitas dúvidas, principalmente para papais e mamães de primeira viagem. Como cuidar de uma nova vida? De que jeito manter saudável algo tão frágil como a pele do bebê? Será que tem que passar algo especial? Como hidratar a pele do bebê?
Essas são apenas algumas dúvidas que passam pela cabeça, entre muitas outras. Por isso, esse conteúdo foi feito com muito carinho justamente para te ajudar a saber mais sobre os cuidados do bebê.
Afinal, o maior papel de todo pai e mãe é proporcionar saúde e o conforto dos seus pequenos.
Como é a pele do bebê?
Ótima pergunta. As principais características da pele do bebê são:
espessura fininha e bem frágil, o que faz com que ela absorva e também perca hidratação muito mais rápido que a pele de crianças e adultos;
pH próximo ao neutro na superfície, o que tende a ser uma dificuldade para cumprir a sua função de proteção contra microrganismos, como fungos e bactérias (o manto protetor da pele precisa ser ligeiramente ácido para isso);
sensibilidade alta, sendo bem mais vulnerável a estresses e irritações (que podem deixar a pele do bebê áspera e com bolinhas vermelhas no calor com facilidade).
É por essas razões que é preciso ter muito amor e carinho no dia a dia — especialmente nos cuidados diários, que evitam situações como a pele do bebê ressecada e vermelha para que seu neném se mantenha saudável.
Adaptação após o nascimento
Afinal, o útero é diferente e mais seguro. Mas, após o nascimento, a pele (assim como o bebê) passa por uma fase de adaptação.
É como se ela tivesse que entender tudo o que faz parte do mundo exterior, aprendendo a lidar com novidades e a se proteger de ameaças. Pode parecer caricato, mas pense que a mudança é de um ambiente interno aquático para outro em que calor, exposição ao sol e poluição, por exemplo, estão constantemente presentes.
Ou seja, não é fácil para o bebê e sua pele. Aliás, veja mais curiosidades sobre a pele do bebê no infográfico abaixo:
Quais os cuidados então que pais e mães devem ter?
Com um bebê em casa, a rotina é muito importante (assim como a divisão das atividades entre pais e mães). Isso inclui dedicação e combinados. Por isso, veja como cuidar da pele do pequeno com cinco dicas práticas para o dia a dia.
1. Cuidar da pele do bebê no banho
Banho, bebê e pele bem cuidada têm tudo a ver.
Mas, quem nunca ficou na dúvida de como dar o banho em recém-nascido e bebês? Ou até sentiu um certo medo por segurar a maior riqueza da vida com as ensaboadas?
Essa é uma sensação natural. Mas poucas coisas são mais inspiradoras e envolventes do que dar um banho no seu bebê. E tudo vai sair bem se você seguir as orientações do(a) pediatra e praticar.
Aqui vai um checklist do que é ideal:
assegure-se de que a temperatura da água está entre 36ºC e 37ºC (faça o teste encostando o seu antebraço na água antes do banho do bebê);
dê, no máximo, dois banhos por dia (sendo que o segundo deve acontecer somente se necessário, bem rápido e só com água, para evitar que a pele do bebê fique ressecada);
limpe muito bem todas as dobrinhas do corpinho para evitar a assadura em bebê;
use shampoo e sabonetes especiais (hipoalergênicos e com pH equilibrado), e finalize o banho com um hidratante indicado para os pequenos (procure marcas de confiança, como Protex);
use uma toalha bem macia para secar bem todo o corpinho da criança (isso ajuda a prevenir assaduras).
2. Troca de fralda: evite assaduras
A frequência e uma ótima higiene devem ser levadas em conta nas trocas de fralda. Então, anote aí:
troque a fralda do seu bebê quando estiver suja (o mais rápido possível) ou a cada três horas.
limpe muito bem a área genital e o bumbum a cada troca (com algodão embebido em água morna e lenço umedecido depois - pergunte ao(à) pediatra qual é o melhor lenço umedecido).
em seguida, deixe a área bem sequinha antes de vestir a fralda nova.
Essas medidas são importantíssimas para deixar longe qualquer risco de irritação na pele do bebê e as tão temidas assaduras (causadas pelo contato da pele com substâncias ácidas do cocô e do xixi, umidade e calor).
3. Pele do bebê no sol: sempre passe protetor solar nos pequenos
O sol é necessário para a pele do bebê e para a saúde do pequeno, mas com ressalvas.
Não é recomendado que o bebê seja exposto ao sol direto até os seis meses (somente com luz indireta, por 10 minutos no corpo ou 30 minutos nos braços e perninhas, sem protetor solar).
Preste atenção também nos horários de menor incidência dos raios solares, entre 7h e 10h ou após as 16h.
Depois dos seis meses, o banho de sol passa a ser liberado nesses mesmos horários, sem abrir mão do protetor solar específico para o seu bebê.
4. Hidratação é prioridade
A pele do neném também precisa ser hidratada, assim como a de crianças e adultos. Ao terminar aquele banho gostoso e secar bem o corpinho do pequeno, deixe sempre ao alcance um hidratante especial para o seu neném.
Além de contribuir para uma pele nutrida, com aquele cheirinho de bebê e bem protegida, você pode aproveitar para fazer uma massagem e relaxar o bebê antes do soninho.
5. Kit de limpeza para o bebê!
A saúde da pele do bebê depende da escolha dos produtos certos.
Como já dito, a sensibilidade e todas as particularidades da pele nessa fase exigem produtos com fórmulas delicadas. Então, que tal montar um kit de higiene com todo amor para o seu neném?
Você vai precisar:
lenços umedecidos para troca de fraldas e pré-banho;
sabonete em barra ou sabonete líquido, para deixar seu bebê limpinho durante o banho;
loção hidratante, completando os cuidados na medida certa com o seu pequeno!
Agora ficou fácil, né? Com essas cinco dicas e com os melhores produtos e cuidados, é só curtir os momentos inesquecíveis em família, com tranquilidade e sem nenhuma preocupação!
E, quando tiver tempo, conheça a linha de cuidados de Protex Baby, com sabonete líquido, loção hidratante e lenços umedecidos para bebê.
Dúvidas frequentes sobre a pele do bebê
Quais as características da pele do recém-nascido?
A pele do recém-nascido é bem delicada, fininha, muitas vezes com pelinhos mais escuros em algumas regiões do corpo (os chamados lanugos, que desaparecem naturalmente), e precisa de cuidados para enfrentar as novas condições externas depois do nascimento.
Por que a pele do bebê muda de cor?
A circulação sanguínea do bebê ainda é irregular após o nascimento, assim como a quantidade de melanina (proteína que determina o pigmento da pele humana). Aos poucos, tudo vai se estabilizando e a pele do bebê adquire as características de cor herdadas do papai e da mamãe.
E por qual razão a pele do bebê descama?
Segundo especialistas, a descamação acontece por causa de duas possibilidades: quando há remoção precoce daquela película branquinha que se chama vérnix caseoso (e que precisa ser absorvida pelo corpo do bebê para proteção), ou em decorrência da mudança de ambiente ao sair da barriga da mãe.