Caça ao tesouro na natureza
Outra atividade muito comum nos acampamentos de verão é a caça ao tesouro na natureza. Os organizadores preparam uma série de pistas ou desafios que levam a turma a explorar diferentes áreas naturais, como trilhas em parques ou bosques, tudo de maneira segura e supervisionada.
Essas pistas podem ficar escondidas em lugares estratégicos, como debaixo de pedras, dentro de árvores ocas, ou amarradas em galhos. Uma dica leva a outra, até que o tesouro seja encontrado.
Esse tesouro pode ser feito com pequenos prêmios e até itens colecionáveis.
Oficina de artes e artesanato com materiais naturais
O que pode ser mais criativo do que fazer arte e artesanato? Uma oficina de artes e artesanato com materiais naturais, é claro!
Para isso, os organizadores preparam uma variedade de materiais encontrados na natureza, como folhas, galhos, flores secas, pedras e conchas, para que as crianças possam usar na criação de projetos artísticos.
A turminha é guiada por instrutores, que ensinam alguns passos simples de artesanato para a criação de colares, pinturas naturais e esculturas. Este é um ótimo momento para que as crianças usem muito a imaginação e as habilidades manuais.
Noite de estrelas e contação de histórias
Os pequenos são reunidos ao redor de uma fogueira ou em uma área aberta com pouca luminosidade, pois o objetivo é observar e admirar o céu e as estrelas. Espaços assim são muito fáceis de encontrar em um acampamento para crianças.
Durante essa observação, um contador de histórias compartilha contos e lendas com narrativas mágicas que envolvam a galerinha e estimulem sua imaginação e sua conexão com o universo ao redor. Também é possível aprender sobre astronomia nesse momento encantador.
Trilhas e caminhadas aventureiras
Nessa atividade, os instrutores e monitores escolhem rotas que oferecem variedade de paisagens e desafios adequados à idade e habilidades dos participantes. Trilhas em florestas e ao longo de rios tranquilos são boas opções.
Durante a caminhada, as crianças são estimuladas a observar a vegetação e os animais locais, para aprender sobre o ecossistema e a biodiversidade.
Algumas paradas estratégicas podem ser feitas para jogos educativos. Assim, a experiência também é informativa e estimulante.