O que causa mau cheiro nas axilas? Conheça os fatores que podem influenciar e como resolver

Pessoas que transpiram muito, podem sofrer com cheiro forte nas axilas. Para controlar esse problema (também conhecido como bromidrose axilar) é preciso entender o que causa mau cheiro nas axilas.

Ele é causado pela ação de bactérias que se alimentam do suor produzido pelas glândulas sudoríparas. Essas bactérias liberam compostos químicos que possuem um odor forte e desagradável.

Veja os seis principais fatores que influenciam o cheiro forte nas axilas e como descobrir se esse é o seu caso.

 

Fatores que influenciam o mau cheiro nas axilas

Na maior parte dos casos, o que causa mau cheiro nas axilas e o mau cheiro no corpo todo é a falta de higiene adequada.

O acúmulo de suor na região das axilas, que abriga milhares de bactérias, acaba sendo o alimento perfeito para as bactérias que se alimentam de suor e liberam gases que causam o mau cheiro.

Essa, porém, não é a única razão para o mau odor nas axilas. Veja outros fatores que influenciam esse problema e o que é bom para cecê.

 

1. Distúrbios hormonais

Mudanças hormonais, como a puberdade, a gravidez e a menopausa, podem alterar a produção de suor e a composição da flora bacteriana das axilas, mesmo com a higiene corporal em dia. 

 

Na puberdade, ocorre um aumento da produção de hormônios sexuais, como a testosterona e o estrogênio. Esses hormônios podem estimular as glândulas sudoríparas a produzir mais suor.

 

Na gravidez, também ocorre um aumento da produção de hormônios sexuais, como a progesterona. Ela pode estimular ainda mais as glândulas sudoríparas, levando ao aumento na produção de suor, o que causa mau cheiro nas axilas.

Já na menopausa, ocorre uma diminuição da produção de hormônios sexuais, como o estrogênio. Essa diminuição leva a uma redução da produção de suor, o que pode contribuir para o ressecamento da pele das axilas e ao aumento do risco de mau cheiro.

 

1. Distúrbios hormonais

Algumas doenças crônicas, como diabete e insuficiência renal, são outros fatores que podem causar alterações na transpiração e no odor das axilas.

Muitas pessoas relatam o popular “cheiro de cebola”, causado por alterações nos hormônios produzidos pela tireoide. Por isso, em casos de suspeita de algum problema de saúde, é importante consultar um(a) especialista.

 

 

3. Hábitos alimentares

Alguns alimentos podem contribuir para o mau cheiro nas axilas. Por isso, é bom ficar atento ao que você consome e, se necessário, fazer uma dieta por um período, a fim de diminuir o mau cheiro nas axilas.

Entre os alimentos que podem aumentar a produção de suor e mau cheiro, podemos citar: 

  • ricos em enxofre: brócolis, couve-flor, cebola e curry;

  • carnes em excesso;

  • leites e derivados em excesso.

Por isso, além da rotina de saúde bucal, com escovação e fio dental, é importante fazer limpezas regulares ao dentista, se hidratar e manter hábitos saudáveis no dia a dia.. 
 

4. Flora bacteriana

A flora bacteriana das axilas é composta por uma grande variedade de bactérias, algumas das quais são responsáveis pelo mau cheiro. 

 

As bactérias que causam mau cheiro nas axilas produzem compostos chamados de “sulfurados”, responsáveis pelo mau cheiro.

 

Nos homens, o mau cheiro pode ser maior por apresentar níveis mais elevados de ácidos graxos, o que resulta em um odor que lembra o queijo.

 

 

5. Sudorese excessiva

A transpiração excessiva (também chamada de hiperidrose) pode ser causada por fatores genéticos, hormonais ou emocionais. Ela causa transpiração excessiva nas axilas, favorecendo o crescimento das bactérias e, consequentemente, o mau cheiro.

Pessoas com produção excessiva de suor na axila podem tomar alguns medicamentos para reduzir a transpiração.

Além disso, usar desodorantes antitranspirantes para controlar o mau cheiro e fazer a higiene adequada com um sabonete antibacteriano podem acabar com mau cheiro nas axilas para sempre
 

Como tirar cheiro de suor da axila?

Agora que você já sabe o que causa mau cheiro nas axilas, é importante entender como controlar esse odor, que causa desconforto nas atividades do dia a dia.

Para isso, basta desenvolver alguns hábitos simples, como: 

  • priorize o uso do sabonete antibacteriano: ele ajuda a eliminar as bactérias que causam mau odor nas axilas sem eliminar a transpiração. Experimente o sabonete em barra Protex limpeza profunda;

  • troque o desodorante pelo antitranspirante: o desodorante não trata a raiz do problema, que é a produção excessiva de suor, o antitranspirante cria uma película sobre as glândulas que produzem o suor, diminuindo a quantidade;

  • use roupas com tecido de algodão: fuja dos tecidos de poliéster e prefira peças de algodão, que ajudam a ventilar melhor e a reduzir a umidade;

  • faça a higienização correta das axilas: faça uma limpeza mais dedicada nas axilas com água e sabonete todos os dias.

 

 

Se o suor excessivo e o mau cheiro nas axilas persistirem, procure um(a) médico(a). O(a) dermatologista pode indicar o tratamento certo para o seu caso e ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

 

Dúvidas frequentes sobre o que causa mau cheiro nas axilas

Qual a forma certa de lavar as axilas?

A melhor forma de lavar as axilas é com água morna e sabonete antibacteriano. É importante lavar bem a região, inclusive as dobras da pele. Após a lavagem, enxágue bem e seque a região com uma toalha limpa.

A presença de pelos pode influenciar o cheiro forte nas axilas?

Os pelos podem dificultar a higienização e propiciar o acúmulo de suor na região, aumentando o mau cheiro nas axilas.

Como escolher o melhor desodorante para mau cheiro?

Ao escolher um desodorante para mau cheiro, é importante considerar se ele tem ingredientes antibacterianos, se controla o mau cheiro por pelo menos 24 horas, se é confortável de usar e não irrita a pele.