Pessoas que transpiram muito, podem sofrer com cheiro forte nas axilas. Para controlar esse problema (também conhecido como bromidrose axilar) é preciso entender o que causa mau cheiro nas axilas.
Ele é causado pela ação de bactérias que se alimentam do suor produzido pelas glândulas sudoríparas. Essas bactérias liberam compostos químicos que possuem um odor forte e desagradável.
Veja os seis principais fatores que influenciam o cheiro forte nas axilas e como descobrir se esse é o seu caso.
Fatores que influenciam o mau cheiro nas axilas
Na maior parte dos casos, o que causa mau cheiro nas axilas e o mau cheiro no corpo todo é a falta de higiene adequada.
O acúmulo de suor na região das axilas, que abriga milhares de bactérias, acaba sendo o alimento perfeito para as bactérias que se alimentam de suor e liberam gases que causam o mau cheiro.
Essa, porém, não é a única razão para o mau odor nas axilas. Veja outros fatores que influenciam esse problema e o que é bom para cecê.
1. Distúrbios hormonais
Mudanças hormonais, como a puberdade, a gravidez e a menopausa, podem alterar a produção de suor e a composição da flora bacteriana das axilas, mesmo com a higiene corporal em dia.
Na puberdade, ocorre um aumento da produção de hormônios sexuais, como a testosterona e o estrogênio. Esses hormônios podem estimular as glândulas sudoríparas a produzir mais suor.
Na gravidez, também ocorre um aumento da produção de hormônios sexuais, como a progesterona. Ela pode estimular ainda mais as glândulas sudoríparas, levando ao aumento na produção de suor, o que causa mau cheiro nas axilas.
Já na menopausa, ocorre uma diminuição da produção de hormônios sexuais, como o estrogênio. Essa diminuição leva a uma redução da produção de suor, o que pode contribuir para o ressecamento da pele das axilas e ao aumento do risco de mau cheiro.
1. Distúrbios hormonais
Algumas doenças crônicas, como diabete e insuficiência renal, são outros fatores que podem causar alterações na transpiração e no odor das axilas.
Muitas pessoas relatam o popular “cheiro de cebola”, causado por alterações nos hormônios produzidos pela tireoide. Por isso, em casos de suspeita de algum problema de saúde, é importante consultar um(a) especialista.