Pele masculina: veja 7 mitos e verdades e como cuidar

Homem na beira da cachoeira tomando banho e cuidando da sua pele masculina

Se engana quem acha que a pele masculina não precisa de cuidados como a feminina. Geralmente, homens costumam deixar esse tipo de atenção de lado, mas também devem fazer isso para manter a derme saudável e bonita. 

Embora muitas pessoas acreditem que a pele é igual em ambos os sexos, isso não é verdade. Existem grandes diferenças que devem ser levadas em consideração na hora de montar uma rotina de cuidados.

Veja sete mitos e verdades sobre essa forma de cuidados e ótimas dicas para montar uma rotina de skincare neste conteúdo.
 

Os 7 mitos e verdades sobre a pele masculina

Quando o assunto é a pele masculina, é normal ter algumas dúvidas, como:

  • ela é mais propensa a acne? 

  • será que os homens não precisam de hidratante? 

  • a pele do homem é mais grossa e resistente?

Daí a importância de você tirar algumas das principais dúvidas.

 

1. A pele do homem é mais oleosa 

Verdade. A oleosidade na pele masculina é maior do que na feminina. A pele oleosa masculina possui maior quantidade de glândulas sebáceas, tornando a região cutânea mais propensa ao excesso de óleo.
 

2. Pele masculina é mais grossa e resistente

Verdade. A derme masculina é mais grossa, por conta de uma produção considerável de colágeno. Esse composto atua para que ela fique mais firme e resistente. Inclusive, evita que rugas apareçam com mais facilidade.
 

3. Pode usar o mesmo sabonete para o rosto e corpo

Mito. O ideal é utilizar produtos diferentes para cada uma das regiões. A derme possui necessidades distintas, conforme o local. Sendo assim, o rosto possui características que se diferem do restante do corpo.
 

4. Homem não precisa de hidratante

Mito. O uso de hidratantes é fundamental nos cuidados do rosto masculino. Mais uma vez, isso está relacionado à oleosidade alta presente na face dos homens. Mesmo com esse acúmulo, ela precisa de hidratante com certa frequência.
 

5. Podem ter acne na idade adulta

Verdade. Como você viu anteriormente, uma das características da pele masculina é ser oleosa. Isso contribui para o aparecimento da acne na idade adulta. É normal os homens enfrentarem problemas com isso depois dos 30 e 40 anos. 

Muitos sofrem com vermelhidão na região do rosto e costas, além da acne cística e espinhas em geral. 

 

 

6. Não precisa esfoliar a pele do homem

Mito. Nas etapas de como cuidar da pele homem, a esfoliação aparece como uma das primeiras. Ela serve para retirar as células mortas da superfície cutânea, através do uso de produtos que causam um leve atrito na região.
 

Ela ajuda na renovação das células, mantendo sua proteção natural contra agentes externos.
 

7. A pele masculina também precisa de hidratação

Verdade. A hidratação da pele deve fazer parte da saúde masculina. Mesmo que a derme dos homens possua uma tendência maior à oleosidade, é fundamental mantê-la hidratada. 

Ela repõe a água perdida pelo organismo, conservando os diferentes nutrientes da região cutânea. Colágeno e fibras elásticas são alguns deles. 

 

 

Mas como cuidar da pele masculina?

Até aqui, você viu que a pele masculina possui suas particularidades. Por essas razões, é importante contar com passos específicos para cuidar da pele do rosto

Para ajudar ainda mais, confira algumas dicas simples e práticas para cuidar da pele masculina no dia a dia.
 

Lavar o rosto diariamente 

Lavar o rosto todos os dias é uma das principais dicas. A higienização vem para remover essas impurezas que se acumulam no dia a dia. Para os homens, esse passo é indispensável, pelo excesso de oleosidade.
 

Para intensificar esse cuidado, use um sabonete para rosto oleoso masculino na hora da limpeza.
 

Usar hidratante

Como explicado anteriormente, usar hidratante é uma forma de evitar a acne. Por acumular mais oleosidade, os homens devem controlar essa produção por meio da hidratação, regulando o acúmulo do óleo no rosto, por exemplo.
 

Água termal para acalmar

A água termal é uma importante aliada dos cuidados masculinos. Ela possui propriedades que acalmam a pele irritada, especialmente no pós-barba, reduzindo a vermelhidão e a ardência.
 

Protetor solar

Vai sair na rua e está aquele sol forte? Não esqueça do protetor solar. Usá-lo diariamente impede que os efeitos nocivos dos raios ultravioletas, além de evitar o envelhecimento da pele precocemente.
 

Dicas para prevenir o envelhecimento da pele masculina 

O envelhecimento é um processo natural. Porém, existem algumas formas de retardar e prevenir seus efeitos. Isso também é importante para a pele dos homens, ainda que seus efeitos sejam mais sutis. 

Essa situação está relacionada à diminuição do nível de testosterona no homem, deixando a derme menos espessa. Para prevenir, é importante contar com produtos desenvolvidos especificamente para pele masculina. 

Por isso, homem que deseja ter uma pele limpa, cheirosa e bem cuidada, intensifica os cuidados usando o Sabonete Protex Men Extra Power.

 

Dúvidas frequentes sobre pele masculina

A pele do homem é mais sensível que a da mulher?

Não. Isso ocorre por conta da presença de altos níveis do hormônio testosterona. A derme masculina possui uma aparência mais densa e áspera do que a feminina, com maior concentração de queratina e pelos no rosto. 

Como escolher os produtos certos para barbear?

Os produtos certos estão relacionados ao tipo de pele. Geralmente, a pele masculina sofre com a oleosidade. Por isso, é importante usar produtos que façam uma boa limpeza antes de se barbear, para retirar esse excesso de óleo. 

O homem também pode ter foliculite?

Sim. A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos da pele, causado por impurezas externas, como poeira, sujeira, entre outras. Os pelos ficam presos dentro dos folículos inflamados, causando vermelhidão e pequenas bolhas. 

 

Compartilhar: