Cuidados com a pele de bebê

Compartilhamos alguns conselhos básicos para cuidar da, e proteger a pele do seu bebê.

Mãe sorrindo junto ao seu bebê

A pele de recém-nascidos está em constante desenvolvimento, é mais fina e delicada e, por isso, exige cuidados mais específicos para se manter saudável. E sem falar que ela tem um papel muito importante na sua saúde e na defesa contra germes e bactérias. Além disso, regula a temperatura interna do corpo.

Tudo isso levando em conta que, além de praticamente não ter imperfeições, ela é suave e delicada. Justamente por isso pode ser mais vulnerável e suscetível a problemas de irritação, ressecamento e coceira.

Sabendo disso, surgem aquelas dúvidas tão do dia a dia relacionadas à pele:

E para todas essas perguntas existem respostas. Estamos aqui para te ajudar nessa nova etapa, então, a seguir, vamos te dar um breve guia com tudo o que você necessita para cuidar da pele do seu bebê. 😉

Cuidados com a pele do bebê no seu dia a dia

Que todo bebê precisa de cuidados específicos, isso você já sabe. Desde carinho a objetos específicos, passando por hábitos que fazem parte dessa fase da vida. Para te ajudar a ter um pouco mais de visibilidade, compartilhamos a seguir alguns cuidados e dicas bem práticas de como colocar em prática cuidados e rotinas importantes.

Para a higiene diária do bebê

A hora do banho do recém-nascido e dos bebês é um desafio para muitos pais e mães - um daqueles desafios gostosos de ter. Para os pequenos, um ponto importante é se habituar a uma rotina. Ou seja, o ideal é que os banhos sejam, na medida do possível, nas mesmas hora do dia.

E tente escolher momentos em que você não estará com pressa e terá muitas interrupções, como as mensagens do trabalho. E para não ter que ir e vir, o ideal é já separar tudo o que possa precisar para dar um banho gostoso no(a) pequeno(a).

O que você precisa para dar banho no bebê

  • Sabonete líquido ou em barra ideal para crianças: limpar com delicadeza e suavidade é muito importante. Por isso, produtos com fórmula suave e sem corantes nem parabenos, como o sabonete em barra para bebês Protex® Baby com glicerina de origem natural, ajudam a limpar suavemente a pele do seu bebê.

  • Uma tina ou banheira pequena: assim, você tem uma superfície estável e cômoda que te permite dar o banho com segurança e sem maiores receios.

  • Esponja delicada para bebê: escolha uma esponja suave, de preferência que seja de fibras naturais, para não machucar a pele do seu bebê.

  • Temperatura da água: durante o banho, a recomendação é usar água morna, que não passe de 34 graus centígrados. Para conferir, você pode tanto usar um termômetro de banheira quanto improvisar encostando o cotovelo (que tem uma pele mais sensível) na água.

Para a proteção contra o sol

Os bebês menores de 6 meses não devem ser expostos ao sol de maneira direta. E mesmo na sombra devem estar protegidos com roupa de mangas compridas e com um chapéu ou gorro para cobrir a sua cabeça.

Ah, e um toque importante: segundo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), por exemplo, não é conveniente usar protetor solar em bebês antes dos seis meses de vida.

O que você precisa para proteger a pele do bebê do sol

  • Prefira roupas leves: a pele do seu bebê precisa respirar e se manter fresca para evitar irritações. O ideal é vestir com roupa de algodão orgânico ou tecidos de fibras naturais, como o linho.
  • Gorro ou chapéu: assim como a roupa, os chapéus e gorros de bebê também devem ser de tecidos leves e transpiráveis. Escolha algum modelo que tenha viseira larga para uma maior proteção contra o sol. 

Para a higiene na área da fralda

Você sabia que os bebês podem usar até 10 fraldas por dia? Mas não se assuste porque esse ritual de higiene não tem por que ser complicado.

Se falamos de mudar uma fralda de bebê, tudo é questão de tentativa e erro no começo, até que todos em casa tenham a prática.

Sem esquecer que esse cuidado tão importante para manter o seu bebê limpo e seco é também um momento de troca de olhares e de toque indispensável para a criação dos laços entre os pequenos e seus pais - e vice-versa. 😉

O que você precisa para trocar a fralda

  • Fraldas: as fraldas descartáveis são mais fáceis de usar, mas as fraldas de tecido são mais ecológicas. Essa é uma escolha importante, mas o fato é que qualquer uma delas representa uma boa opção.

  • Toalhinhas úmidas: elas são super práticas, mas precisam ser toalhinhas úmidas hipoalergênicas para limpar a pele do seu bebê depois de cada troca de fralda com o carinho ideal.

  • Creme hidratante: outra coisa imprescindível para esse momento é um creme hidratante especial para a pele do bebê. E você pode complementar com um talco ou óleo. Mas, de novo: lembre-se de usar produtos que sejam hipoalergênicos e exclusivos para recém-nascidos e bebês, de acordo com a orientação do(a) pediatra.

O cuidado com bebês começa pelos pais

Agora que falamos bastante de dicas para cuidar dos pequenos, tem um ponto crucial nessa história toda: pai, mães e todos os cuidadores precisam priorizar a higiene das suas mãos, já são elas que vão estar em contato constante com a pele dos recém-nascidos e bebês.

Ou seja, o melhor cuidado e a higiene dos pequenos começa pelos adultos. ;)

Pode parecer óbvio falar de como limpar corretamente as mãos, mas é sempre importante lembrar: ao fazer isso, você ajuda a evitar a propagação de vírus e bactérias por contato.

Lembre-se de que a pele do bebê está em formação, é mais vulnerável que a de um adulto e, por isso, é mais propensa a contrair alguma infecção.

E o mais importante: quando você cuida da pele do seu bebê, também fortalece os laços afetivos pelo incrível contato de pele com pele.

Por isso, é tão importante lavar as mãos antes de tocar no seu bebê, combinado? Ah, e não deixe de visitar regularmente o(a) dermatologista ou pediatra para tirar suas dúvidas não só sobre o que leu aqui em relação aos cuidados com o bebê, mas também sobre outros temas da sua relação de carinho e amor com os pequenos.

Compartilhar: