A PELE DO HOMEM: COMO CUIDAR

Foi-se o tempo em que cuidar bem da pele era um hábito exclusivamente feminino. Cada vez mais, os homens também se preocupam com a aparência e a saúde cutânea, apesar de muitos gostarem de dizer que não têm tempo nem paciência para isso. Porém, se quase todos são vaidosos, muitos não sabem o que fazer para deixar a pele mais saudável e bonita.

Para começar, é preciso lembrar que a pele do homem não é igual à da mulher. Por causa do hormônio testosterona, é mais oleosa e espessa, sua mais e tem poros mais abertos, o que favorece o aparecimento de cravos e espinhas – sem falar do uso da lâmina de barbear, que agride a derme. Portanto, requer cuidados faciais especiais, como você verá a seguir.

. Higiene

Lave o rosto pelo menos duas vezes por dia, com água fria, para retirar o excesso de suor e da oleosidade natural na pele masculina. Escolha um sabonete facial de marca conceituada, capaz de remover as impurezas, controlar a oleosidade e proteger contra bactérias.

. Banho

Tome banho com água morna, com sabonete neutro. O banho muito quente pode remover a camada de proteção natural da pele e deixá-la mais ressecada.

. Esfoliação

Esfolie regularmente a pele, a fim de controlar a oleosidade, remover as células mortas e ajudar na renovação celular.

. Hidratação

Por ser mais oleosa, a pele do homem deve ser bem hidratada duas vezes ao dia. Como é influenciada pela testosterona, que faz as glândulas sebáceas produzirem mais gordura, a pele deve ser tratada com cremes oil free e que a deixem menos brilhante.

. Barba

O ideal é fazer a barba logo depois do banho, quando a pele fica mais macia e limpa, o que reduz o risco de irritação. Use creme de barbear e, em seguida, uma loção pós-barba com ação antisséptica e cicatrizante.

. Protetor solar

Durante o dia, antes de sair de casa, não se esqueça de aplicar o protetor solar no rosto e nos braços. Faça isso depois da higienização e da hidratação. 

Cuidado facial