Quando você pensa em comprar uma roupa nova, o tamanho é um ponto fundamental, certo? Pois é, a mesma lógica vale para os diferentes tipos de pele, já que cada um deles pede cuidados com produtos específicos.
Afinal, não adianta vestir uma peça que não sirva no corpo. Do mesmo modo, descobrir qual seu tipo de pele é o ponto de partida para acertar na escolha dos produtos que você vai usar no dia a dia.
Por isso, ler este artigo vai ser um divisor de águas para suas rotinas de skincare! Conheça de uma vez por todas as classificações existentes, como saber o tipo de pele e entenda quais cuidados são recomendados para cada uma delas.
Quais são afinal os tipos de pele?
É comum que as pessoas se lembrem dos tipos de pele oleosa, seca e mista, mas a verdade é que existem seis tipos de pele. São eles:
- pele seca: perde água com mais facilidade e as glândulas sebáceas produzem pouco sebo. O tipo de pele seca varia de acordo com a intensidade, podendo ser seca, muito seca e extremamente seca;
- pele normal: consegue equilibrar a produção de sebo e a retenção de água;
- pele oleosa: as glândulas sebáceas produzem óleo em excesso. E, dependendo da quantidade de sebo, os tipos de pele oleosa variam em grau de oleosidade;
- pele mista: apresenta regiões mais oleosas — geralmente, a zona T (testa, nariz e queixo) —, normais e até mesmo secas;
- pele sensível: oscilações do pH e de hormônios promovem a sensibilidade e até alguns tipos de alergias na pele. Esse é um tipo de pele comum em bebês, com pessoas idosas ou com mulheres grávidas;
- pele acneica: nem sempre é oleosa (ao contrário do que muitas pessoas pensam). As acnes se formam por conta da proliferação de bactérias e têm diversas causas.
Como podemos ver, cada tipo possui suas características e demanda uma atenção especial. E, como nossa pele pode mudar ao longo do tempo (em decorrência da genética, alterações hormonais e outros fatores), é interessante compreender como reconhecer cada um dos tipos.
Agora, você deve estar se perguntando: “Qual meu tipo de pele?”. É por isso que vamos conferir, no próximo tópico, como identificar os tipos de pele para saber as necessidades de cada um deles.
Como identificar meu tipo de pele?
Para fazer essa identificação, é só observar como a sua pele se apresenta. Você vai ver que a aparência física diz muito sobre os tipos de pele. Por exemplo: a pele seca é mais áspera e não tem poros visíveis. Pode apresentar rachaduras, calos e descamação em níveis mais críticos.
Partindo para a pele normal, também não há poros evidentes, mas ela é mais aveludada. A pele oleosa, por sua vez, tem poros dilatados e brilha mais que o normal por conta do excesso de oleosidade.
A pele mista é alternada, e um indicativo bem típico dela é a textura irregular. A pele sensível segue essa mesma linha, e pode ser considerada oleosa ou seca. Para finalizar, a pele acneica apresenta textura irregular e poros dilatados, com formação de cravos e espinhas.
Viu só como não é difícil? Como saber o tipo de pele é um detalhe importante. Mas, tão fundamental quanto isso é entendermos também o que fazer para cuidar com carinho de cada um deles. Então, vamos em frente!
Os cuidados para a pele do rosto e do corpo são iguais?
Não, a pele do rosto e do corpo precisam de cuidados distintos, mesmo que os tipos de pele sejam os mesmos. Sabe por quê? Cada parte da pele também possui particularidades, mudando aspectos como:
- espessua;
- pH;
- mais ou menos contato com o ambiente externo.
Essa disparidade impacta em condições de limpeza, hidratação e proteção. Independente dos tipos de pele do rosto, os produtos para essa área do corpo são mais suaves e delicados. O mesmo vale para o pescoço e o colo. E ainda há mais diferenças que precisamos conhecer!
Pele feminina e masculina, quais as diferenças?
Essa é mais uma variação para levarmos em conta nos cuidados do dia a dia. A pele dos homens em comparação à das mulheres, em geral, possui:
- mais colágeno;
- mais oleosidade;
- menos manchas
Tudo isso tem a ver, principalmente, com os hormônios. Sendo assim, as mulheres devem se precaver mais contra o envelhecimento precoce e o ressecamento da pele.
É claro que há exceções, mas, de forma bem genérica, o público masculino precisa controlar mais o excesso de gordura e de células mortas, escolhendo cosméticos que ajudem a superar esses desafios (com a mesma rotina de skincare!).
E o fato é: todos os tipos de pele (feminina e masculina) precisam de limpeza, hidratantes e de filtro com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 — no mínimo. A única mudança é o tipo de produto incluído nos cuidados diários (de acordo com a pele e com o gênero).
A importância de ter produtos certos para o seu tipo de pele
Não se trata de um mero capricho. Usar os produtos recomendados para os diferentes tipos de pele é uma questão de adaptar texturas e componentes ao que sua pele realmente precisa para se manter saudável.
Do contrário, podemos causar sérios desequilíbrios: é provável que isso contribua para ressaltar pontos mais críticos, ou mesmo para o surgimento de irritações e doenças. Portanto, conhecer quais são os tipos de pele é essencial para acertar na escolha dos cosméticos.
A cor da pele também importa
Outro fator importantíssimo é priorizar produtos destinados a tipos de pele e cores. A pele negra, por exemplo, tem mais melanina e glândulas sebáceas maiores, o que pode favorecer aumento da oleosidade.
Por outro lado, em tipos de pele branca, a sensibilidade à radiação solar é maior, assim como a tendência a ser mais flácida e a desenvolver rugas em maior quantidade (e mais precocemente).
São muitos detalhes, não é mesmo?
Os produtos certos consideram tudo isso! Na sequência, vamos entender como não cometer erros e como colocar em prática cuidados completos com a pele (e com a saúde!).
Pele saúdavel se cuida de dentro para fora
Antes de falarmos dos produtos específicos para os tipos de pele, aqui vai um recado para qualquer pessoa, sem exceção! Alguns hábitos de vida entram na lista de qualquer skincare, simplesmente por serem capazes de potencializar os efeitos positivos na sua pele, como:
- ter uma alimentação saudável e balanceada, com muitas frutas, verduras e legumes (passe longe de alimentos gordurosos e com muito açúcar);
- beber água sempre na medida certa para o seu peso;
- combater o estresse (você sabia que ele é uma das causas da pele oleosa e de outras disfunções na pele?);
- praticar atividades físicas.
Todos esses fatores mantêm o bom funcionamento e o equilíbrio do organismo, com os nutrientes necessários e sem nenhuma interferência nas funções naturais do corpo (como a atividade das glândulas sebáceas).
Dito isso, chegou a hora de mergulharmos nas dicas de skincare para cada tipo de pele!
Skincare corporal para cada tipo de pele
A rotina de skincare é o básica para qualquer tipo de pele, e deve ser feita pelas manhãs e à noite. Durante o dia, um spray pode ser ótimo para os cuidados com o corpo! O infográfico a seguir resume isso super bem (e é daqueles para colar no espelho!).