Pele do bebê ressecada e vermelha? Veja o que pode ser e causas

Mãe olhando para seu bebê deitado no berço e sorrindo

Pais e mães de primeira viagem, principalmente, lidam com diversas surpresas e descobertas, como a pele do bebê ressecada e vermelha. Aliás, o cuidado com a pele no primeiro ano é muito importante para manter a barreira natural de proteção. Isso porque os bebês saem da proteção da placenta e encontram um novo ambiente para se adaptar. 

Esse conteúdo é para te ajudar com dicas sobre o que fazer quando a pele do bebê está ressecada.

Vamos lá!

Quais as causas da pele do bebê ressecada e vermelha?

Qualquer sinal diferente na pele do bebê ou na saúde já costuma causar bastante preocupação, não é? Afinal, a conexão com os pequenos é de puro carinho e 💙 amor 💚. 

Caso você perceba a pele do bebê ressecada e vermelha, é provável que isso acontece devido a:

  • contato com alguma substância alergênica;

  • banhos quentes e longos com frequência;

  • uso de sabonete inadequado para a pele do bebê;

  • ausência de hidratação;

  • sintomas de dermatite, eczema (veja mais abaixo) ou eritema.

Lógico que a confirmação de qualquer sintoma deve ser feita pelo(a) pediatra. Afinal, ele(a) tem o conhecimento necessário para fazer o diagnóstico, assim como o histórico da saúde do seu bebê desde a gravidez.

 

Quando a pele está áspera, o que significa?

Se você não sabe porque a pele do bebê fica ressecada, o primeiro passo é conhecer um pouco mais sobre ela. Um exemplo: alguns bebês podem ter a pele com a chamada tendência atópica (também conhecida como dermatite atópica ou eczema), que aumenta a propensão a uma textura áspera, ressecamento, coceira, descamação e vermelhidão. 

Nesses casos de sintomas de pele ressecada do bebê, é preciso ficar de olho. Normalmente, isso significa que a barreira cutânea está sendo agredida. 

Então, é necessário analisar a rotina de cuidados com a pele do bebê e consultar o(a) dermatologista ou o(a) pediatra.
 

 

Na prática: como evitar o ressecamento

Caso você não saiba o que fazer com o ressecamento na pele do bebê, aqui vão as melhores dicas para reduzir esse problema, enquanto você não fala com o(a) pediatra:

  • tenha cuidado com as altas temperaturas da água do banho;

  • use produtos que tenham o mesmo pH fisiológico da pele;

  • experimente usar creme de limpeza ou lenço umedecido para bebês;

  • evite esfregar a pele do bebê com a toalha;

  • prefira usar produtos específicos para a pele do bebê;

  • consulte o(a) dermatologista ou pediatra.

E para evitar a dermatite em bebê e recém-nascido…

Voltando à dermatite atópica, ela é bastante associada à pele que coça e descama frequentemente, deixando a pele do bebê ressecada e vermelha com mais facilidade.

Para prevenir e saber como lidar, veja a seguir algumas coisas que você pode fazer para evitar a dermatite.

Cuidado com o verão e inverno

Você já sabe que a pele do bebê é extremamente fina, bem diferente da adulta. Por isso, ela perde água muito rápido, ficando ressecada.

O que pode ajudar a derme nesse período é usar tecidos leves, que não oferecem alergia, e um loção hidratante para bebê, que cria uma camada protetora para combater o ressecamento.

A pele do bebê no frio

Em períodos de temperatura baixa, o ideal é não expor o bebê a ambientes frios por longos períodos. Então, o ideal é não demorar demais na hora do banho. E aquecer o ambiente, se possível, antes de colocar o(a) pequeno(a) para dormir.

Com muitas roupas, os bebês podem suar e ter brotoejas. A dica, neste caso, é colocar a mão no pescoço e sentir a temperatura para evitar exageros na vestimenta.

E no calor

Verão é época de curtir uma praia ou uma piscina, certo? Então, para o seu bebê aproveitar os momentos também sem problemas, o ideal é ter em mente algumas precauções:

  • alinhe com o(a) pediatra antes de sair para as férias da temporada;

  • sempre tenha chapéus, guarda-sol e roupas com proteção UV com você;

  • não deixe o bebê sob sol por muito tempo.

Lembrando que no verão, em muitas regiões, a umidade é muito presente. Por isso, aumenta o risco de assadura em bebê, principalmente nas situações em que as trocas de fraldas podem ter intervalos mais longos, como em engarrafamentos ou voos.

Mas como fazer a higiene do bebê?

No primeiro ano, dê banho de 5 minutos e evite usar esponjas para não arranhar.

Um banho por dia é o suficiente, pois muito contato com a água pode tirar a proteção natural da derme dos pequenos. Mas, de novo: alinhe com o(a) pediatra.

Para manter a pele limpa, saudável e protegida, escolha um sabonete suave para bebê e hipoalergênico, que ajuda na barreira natural do bebê.

E o que passar na pele do bebê ressecada? Você já experimentou a linha Protex Baby, que proporciona um banho e cuidado completo, da cabeça aos pés, deixando a pele limpa e protegida?

Os itens são testados por pediatras e dermatologistas, além de não terem álcool, corante e parabenos.

 

Dúvidas frequentes sobre pele do bebê ressecada e vermelha

Como identificar dermatite no bebê?

Os principais sinais da dermatite ou eczema no bebê são manchas vermelhas e escamosas, que coçam muito na pele, podendo surgir logo na fase de engatinhar ou nos primeiros anos da escola. 

Dá para saber se o bebê está com alergia?

A pele do bebê ressecada e vermelha pode indicar reação alérgica, caso a coceira e a descamação sejam frequentes. Geralmente, esses sintomas se agravam por mais tempo quando é dermatite ou eczema, mas não perduram tanto quando é uma reação a alguma substância. Busque ajuda de um dermatologista.

E de que jeito é a higiene do bebê recém-nascido?

É indicado usar sabonetes neutros com pH idêntico ao do bebê, optando por produtos hipoalergênicos e testados dermatologicamente, para evitar alergias na pele da criança. Ensaboe a mão com o sabão e prefira água morna, faça movimentos delicados na pele do pequeno, enxágue bem e seque suavemente.

Compartilhar: