Pele do bebê: saiba quais cuidados ter

Conheça os cuidados necessários com a pele do seu bebê

O primeiro ano do bebê é cheio de surpresas e descobertas, tanto para os pais como para os bebês. O cuidado com a pele no primeiro ano é muito importante para ajudar a manter a barreira natural de proteção da derme. Visto que o bebê sai da proteção da barriga e da placenta e encontra um novo ambiente para se adaptar. Esse processo vai ser muito mais tranquilo com o auxílio dos pais, e pensando neles Protex separou algumas dicas para cuidados especiais:

A pele ressecou?

A pele do bebê é extremamente fina, bem diferente da adulta, podendo ter até 60% de diferença, por isso ela perde água muito rápido, ficando ressecada. O que pode auxiliar a derme nesse período é um hidratante infantil, que cria uma camada protetora para combater o ressecamento.

O que deve ter no guarda-roupa do bebê?

Os melhores tecidos que você pode escolher são: moleton, flanela ou algodão. Além de serem mais leves eles não oferecem perigo de alergia. Tecidos como plush, soft ou veludo carregam poeira e ácaros para a pele.

Atenção! Siga isso com as roupas de cama também.

As folhas caem, o frio desce, e agora?

Em períodos de temperatura baixa, o ideal é não expor a pele do bebê ao ambiente frio, então seja rápido na hora do banho. E aqueça o ambiente antes de colocá-lo para dormir.

Cuidado com as roupas durante o inverno, muitas vezes achamos que bebês sentem mais frio, mas não é o caso. Com muitas roupas, o bebê pode suar e ter brotoejas. Dica, coloque a mão no pescoço do bebê e sinta a temperatura, assim você pode evitar exageros.

Vem chegando o verão

E você quer curtir uma praia ou uma piscina, certo? Então, para o seu bebê curtir junto algumas precauções serão necessárias. A pele fina do bebê tem facilidade para queimar, por isso sempre tenha chapéus, guarda-sol e roupas UV com você. Não deixe o bebê embaixo do sol por muito tempo, alguns médicos indicam entre 6 a 15 minutos. Mas atenção, isso pode variar pela região que você mora, o melhor é conferir com o seu pediatra.

Antes dos 6 meses o bebê não pode utilizar protetor solar, depois desse período consulte com o seu pediatra qual produto seria o mais adequado.

Xô preguiça, adeus cheirinho de suor

No primeiro ano, dê banho de 5 minutos no seu bebê e com o passar do tempo ele pode ficar mais tempo na água. Evite utilizar esponjas para não arranhar. Um banho por dia é o necessário, muito contato com a água pode tirar a proteção natural da derme do bebê.

Mantenha a água com uma temperatura de 36℃ e 37℃ graus para se aproximar da temperatura do corpo.

Para manter a pele limpa, saudável e protegida, escolha um sabonete hipoalergênico, que ajuda na barreira natural do bebê.

A nova linha Protex Baby Proteção Delicada oferece um banho completo, da cabeça aos pés, deixando a pele limpa e protegida. Com sabonetes e hidratantes testados por pediatras e dermatologistas, Protex baby não contém álcool, corante e parabenos.

Este artigo tem como objetivo promover a compreensão e o conhecimento sobre temas gerais de higiene. Não tem a intenção de substituir aconselhamento profissional, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde qualificado para responder quaisquer perguntas que você possa ter sobre uma condição médica ou tratamento

Compartilhar: