O que o cheiro natural do corpo indica? Conheça 7 tipos de odores e como manter em dia os hábitos de higiene

Mulher sorrindo feliz com o próprio cheiro natural do corpo

O cheiro natural do corpo é como uma assinatura digital, que e que varia de pessoa para pessoa e pode ser influenciado por diversos fatores, como alimentação, idade, sexo, genética, clima do lugar onde você mora e nível de atividade física.

Em geral, o odor corporal é mais intenso em algumas regiões do corpo, como axilas, região íntima e pés. Mas o nosso cheiro pode dar pistas sobre o nosso estado de saúde. Assim, algumas mudanças na rotina podem ajudar a evitar o mau cheiro.

Confira sete tipos de cheiro natural do corpo e quais hábitos de higiene adotar para reduzir o odor corporal.

 

Cheiro natural do corpo: 7 tipos e o que eles podem indicar sobre a sua saúde

Mais do que um cuidado de higiene e bem-estar, o cheiro natural do corpo pode estar relacionado com outros fatores e indicar um problema de saúde e revelar informações sobre a nossa alimentação, genética e até níveis hormonais.

Para entender um pouco mais sobre o seu cheiro natural, é fundamental conhecer os tipos de aroma que o seu corpo pode exalar e o que fazer em casos de mau cheiro no corpo todo. Veja quais são:

 

 

1. Axilas

O mau cheiro nas axilas é causado pela ação de bactérias que se alimentam do suor produzido pelas glândulas sudoríparas, localizadas na região. Esse odor costuma ser mais intenso em homens, já que possuem mais dessas glândulas do que as mulheres. 

O cheiro de suor das axilas geralmente é natural e não indica nenhum outro problema de saúde. Com alguns cuidados é possível eliminar ou reduzir significativamente ele. 
 

2. Região íntima feminina

O cheiro da região íntima feminina é completamente normal e saudável. Essa é uma área colonizada por lactobacilos, que liberam secreções e odores responsáveis pelo cheiro normal da vagina. 

 

O cheiro pode mudar ao longo da vida da mulher, com as alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, com o uso de anticoncepcionais, alimentação, exercícios e a atividade sexual.

 

O mau cheiro na região íntima pode indicar um desequilíbrio da flora vaginal e o surgimento de uma infecção, por exemplo. 
 

3. Região íntima masculina

O cheiro da região íntima masculina é semelhante ao das mulheres, mas é geralmente mais intenso devido à presença de pelos pubianos. O odor também pode ser mais forte durante a adolescência, pois os níveis de testosterona são mais elevados nesta fase. 

Em muitos casos, o odor corporal forte pode ser causado pela falta de higiene adequada, pois com o acúmulo de suor e a descamação da pele na região pode deixar uma substância esbranquiçada ao redor do pênis, que possui um odor forte. 

Se o mau cheiro persistir, é importante procurar ajuda de um médico para avaliar se é uma infecção ou outro problema de saúde. 
 

4. Umbigo

O mau cheiro no umbigo é causado pela combinação de suor, células mortas da pele. O odor geralmente é mais intenso em pessoas que não limpam o umbigo com frequência. 

 

A forma de resolver isso é não esquecer de lavar o umbigo durante o banho, para garantir que qualquer sujeira e bactérias que ali estejam possam ser eliminadas com eficácia.

 

Lembre-se: se você perceber que a região está vermelha e dolorida, é importante procurar um médico para avaliar se não é uma infecção! 
 

5. Pés

O mau cheiro nos pés é causado pela junção do excesso de suor (nossos pés são recobertos por glândulas sudoríparas) e a renovação celular. Esse ambiente favorece a proliferação de bactérias que causam o famoso “chulé”. 

O odor geralmente é mais intenso em pessoas que usam sapatos fechados por longos períodos de tempo, pois isso cria um ambiente quente e úmido ideal para o crescimento dessas bactérias. Nada que uma higiene regular não resolva. 
 

6. Orelhas

O ouvido possui um sistema de autolimpeza que impede a formação de maus odores. Ter mau cheiro nas orelhas pode ser indicativo de uma infecção - como otite, secreção no ouvido, perfuração do tímpano, cerume impactado ou dermatite. 
 

7. Mau hálito

O mau hálito tem diversas causas, mas a principal é o acúmulo de bactérias na boca devido à falta de uma rotina completa de higiene bucal. Dessa forma, a placa bacteriana se acumula na região da gengiva e na parte posterior da língua, causando o mau cheiro. 

Entre outros fatores, podemos citar: 

  • doenças bucais

  • estresse;

  • má alimentação;

  • desidratação;

  • não usar fio dental.

Por isso, além da rotina de saúde bucal, com escovação e fio dental, é importante fazer limpezas regulares ao dentista, se hidratar e manter hábitos saudáveis no dia a dia. 
 

Hábitos de higiene que diminuem o mau cheiro corporal

Como você leu anteriormente, o principal segredo para reduzir o mau cheiro corporal é manter uma boa higiene pessoal. Isso inclui:

  • banho diário com água e sabão, prestando atenção especial às axilas, região íntima, pés e orelhas;

  • troca de roupas íntimas e meias diariamente;

  • secagem completa da pele após o banho.

  • uso de desodorante ou antitranspirante;.

  • limpeza regular do umbigo e das orelhas.

Lembre que, em geral, o odor corporal é mais intenso em algumas regiões do corpo, como axilas, região íntima e pés. Para reduzir o mau cheiro é importante manter uma boa higiene pessoal e adotar hábitos saudáveis. 

Além de tudo isso, ainda existe uma dica de ouro que vai facilitar muito a limpeza do seu corpo: o sabonete antibacteriano Protex Limpeza Profunda

Ele garante proteção natural para o seu corpo e é feito a partir de ingredientes naturais, como o óleo de linhaça. Esse sabonete antisséptico também foi dermatologicamente testado e aprovado pelo time de especialistas da Protex. 

Se mantenha protegido ao longo do dia, eliminando até 99,9% das bactérias com o Protex Limpeza Profunda. 

 

Dúvidas frequentes sobre cheiro natural do corpo

Por que o corpo tem cheiro?

O corpo tem cheiro devido à ação de bactérias que se alimentam do suor produzido pelas glândulas sudoríparas. Essas bactérias produzem compostos voláteis que têm cheiro desagradável.

Tem como melhorar o cheiro natural do corpo?

Sim, mantendo uma boa higiene pessoal e adotando hábitos saudáveis, como beber bastante água para manter o corpo hidratado; comer alimentos frescos e saudáveis, evitar o consumo de álcool e tabaco e praticar atividade física regularmente.

O que provoca alteração do odor corporal?

A alteração do odor corporal pode ser causada por diversos fatores, como as alterações hormonais ocorridas na adolescência, gravidez e menopausa, doenças como diabete, infecções urinárias e infecções da pele, uso de medicamentos, entre outras razões.

Compartilhar: