3. Autoconfiança de braçada
É muito mais do que só aprender a nadar… As crianças também aprendem sobre autoconhecimento, concentração e superação.
Ou seja, eles podem superar seus medos e inseguranças, além de socializarem com outros pequenos. Já ouviu falar da “turminha da natação”? Muitos pequenos acabam formando amizades fortes nessas trocas na piscina.
4. Relações regadas a muita diversão
Nadar em grupo também é uma oportunidade valiosa para a socialização.
Nas aulas, os pequenos aprendem a se relacionar, colaborar uns com os outros e ainda podem desenvolver habilidades sociais importantes como:
- comunicação;
- empatia;
- trabalho em equipe;
- respeito mútuo;
- paciência.
Isso sem contar a possibilidade de fazer novos amigos e compartilhar ideias, brincadeiras etc.
5. Lição para a vida: a segurança na água
A natação infantil é muito divertida, mas também ensina coisas sérias e fundamentais. E uma delas - e talvez a mais importante - é a segurança na água.
Desde as primeiras aulas, elas aprendem:
- a respeitar e entender os limites da piscina,
- como lidar com seus corpos na água,
- as regras de segurança para nadarem sem risco.
Ou seja, eles entendem como flutuar, evitar que a água entre na boca e controlar a respiração.
Tudo isso é fundamental para que eles se sintam seguros em momentos de lazer na água, como uma festa na piscina com os amigos.
Mas e o primeiro mergulho? Quando começar?
Ótima pergunta. A natação é para todos e nunca é tarde para começar!
Se seu filho já está mais velho e ainda não aprendeu a nadar, saiba que não existe uma idade fixa para dar os primeiros passos.
Veja a seguir o que é ensinado nas aulas de natação de acordo com a idade dos alunos:
- 6 meses aos 2 anos: nessa fase, as aulas de natação para bebê podem ser uma experiência sensorial incrível, estimulando sua coordenação motora e sua relação com a água;
- 3 aos 4 anos: é a idade ideal para introduzir as primeiras noções de natação de forma lúdica e divertida, preparando-os para as habilidades mais avançadas no futuro;
- 5 aos 6 anos: com essa idade, as crianças já estão mais desenvolvidas física e emocionalmente, e podem se concentrar em técnicas de nado mais complexas;
- 7 aos 12 anos: nessa faixa etária as crianças aprimoram suas habilidades e já podem se aventurar em competições.
Os cuidados pós-aula: protegendo a pele das crianças
Após as aulas, é essencial proteger a pele dos pequenos, principalmente para tirar o cloro e outros produtos químicos que estão presentes na água, além das bactérias, já que esse é um esporte feito na água compartilhada.
Para garantir a segurança, proteção completa e bem-estar dos seus filhos, capriche na hora de escolher os produtos de higiene, especialmente o sabonete:
- mantenha a pele limpa com sabonete Protex para toda a família, que oferece proteção prolongada e fortalece a barreira natural de proteção;
- hidrate a pele do seu filho com cuidado, usando produtos suaves e adequados para a pele sensível das crianças;
- não se esqueça de secar bem o corpo após sair da piscina, especialmente entre os dedos e debaixo dos braços, onde a umidade pode se acumular e gerar infecções como micoses e frieiras.