Pele seca? Tudo o que você precisa saber para limpar, hidratar e cuidar
Já sentiu algumas casquinhas descamando, coceira, vermelhidão, opacidade ou uma textura levemente áspera na sua pele? Essas são algumas características da pele seca. E isso pode acontecer por conta de diversos fatores, como o desequilíbrio na produção de oleosidade que lubrificam a epiderme.
Quando a pele está ressecada, ela se torna mais sensível e vulnerável a irritações, inflamações, vermelhidões e outros tipos de desconforto devido à falta de óleos protetores na superfície. E, para repor essa barreira de proteção, é preciso manter uma rotina de limpeza e hidratação.
Neste conteúdo feito com carinho para você, vamos tirar todas as dúvidas de quem está com pele ressecada descamando ou tendo problemas com a falta de proteção facial e corporal. Inclusive, indicando os principais cuidados que você deve ter no dia a dia.
Vamos lá!
Tipos de pele: como saber se você tem pele seca?
Essa é uma ótima pergunta. E, principalmente, o principal ponto de partida: ou seja, se observar. A pele seca tem algumas características bastante específicas, entre elas estão:
- coceira;
- descamação;
- aparência sem viço e luminosidade;
- aspecto esbranquiçado;
- alta sensibilidade;
- textura escamosa;
- lesões;
- manchas vermelhas;
- ardor;
- e sensação de repuxamento.
Caso a sua pele tenha um ou mais desses sinais, é preciso ficar de olho e averiguar as regiões onde está mais ressecada. Essas características normalmente indicam que você precisa de uma hidratação diária com produtos mais suavizantes.
E aqui vale uma dica fundamental: na dúvida, sempre fale com o(a) dermatologista para se certificar de que a sua pele vai ter a atenção que merece também de um(a) especialista, combinado?
Aliás, uma das dúvidas mais frequentes em consultórios de dermatologia é justamente a de saber se a pele é seca ou oleosa.
Para você saber a diferença entre pele seca, ressecada e desidratada
Enquanto a pele seca é classificação de um tipo de pele, ressecada e desidratada são condições temporárias da pele, que podem variar bastante a depender de vários fatores, como genética, produtos, clima, poluição, medicamentos e estresse - e que acabam afetando a produção de sebo, suor, fatores de hidratação natural e retenção de água pela epiderme.
Ou seja, pessoas com qualquer tipo de pele podem sentir ressecamento ou desidratação, em algum momento, mas isso não significa que o tipo de pele em si seja seca./p>
A pele seca normalmente precisa de mais óleo ou sebo, e a pele ressecada ou desidratada indica diretamente a falta de água.
Por isso, é fundamental contar com uma avaliação de um(a) dermatologista para descobrir mais sobre as características naturais e momentâneas da sua pele, preservando sua saúde.
Por que a pele fica seca? E quais são os principais sintomas?
A pele tende a ficar seca tanto por fatores internos (genéticos, hormonais, hábitos alimentares e consumo de água) quanto externos, entre eles:
- tempo frio e seco, que pode causar a famigerada “coceira de inverno” e vermelhidão na pele;
- baixa umidade do ar, em aviões, lugares desérticos ou com ar-condicionado, pode ressecar ainda mais a pele;
- excesso de água em banhos demorados, muito tempo em piscinas com cloro ou lavagens de mãos, que removem os óleos naturais e a proteção natural do corpo e da pele ressecada rosto;
- desidratação em dias quentes ou no verão;
- cosméticos agressivos ou não recomendados para o tipo de pele mais seca, como os que contêm álcool ou baixos níveis de óleos;
- medicamentos específicos, como isotretinoína, diuréticos e estatinas;
- exposição ao sol sem proteção;
- avanço da idade.
Esses fatores podem prejudicar a hidratação da pele, tornando o quadro de pele desidratada em sintomas ainda mais grave e causando alguns desconfortos físicos, como:
- aspereza;
- redução da elasticidade;
- tensionamento ou sensação de repuxamento;
- coceiras frequentes;
- descamação;
- surgimento de linhas finas ou rachaduras.
Seus cuidados com a pele seca nas estações do ano
As mudanças de clima entre verão e inverno geralmente afetam bastante o ar e a pele, podendo causar pele desidratada ou agravar o quadro de quem já tem pele mais seca. Isso porque não apenas o ar frio e seco pode desencadear uma série de irritações, mas a exposição ao sol em dias de alta temperatura também.
O inverno é particularmente desafiador para quem precisa aumentar os cuidados com a pele seca, pois a baixa temperatura, somada à baixa umidade do ar e aos ventos fortes, diminui a transpiração corporal, secando ainda mais a pele facial e corporal.
Além disso, no inverno, é comum tomar banhos mais quentes ou mornos para se livrar do frio, e isso faz com que a oleosidade natural seja removida mais facilmente, reduzindo o manto hidrolipídico e aumentando o ressecamento da pele.
Para melhorar sua rotina de skincare nesse período, é indicado:
- beber bastante água;
- usar hidratante para pele seca
- ter uma alimentação equilibrada, evitando dermatite e manchas arredondadas e ressecadas na pele.
Já no verão, você deve continuar o uso de hidratante para pele seca e proteção solar sempre que for se expor ao sol, além da ingestão frequente de água.
8 hábitos que devem ser evitados no dia a dia
Para afastar da sua vida os prejuízos da pele seca e manter a hidratação em dia, é indicado evitar alguns hábitos em sua rotina:
- beber pouca água;
- ter contato direto com produtos de limpeza;
- não usar sabonetes com óleos, ativos hidratantes e ingredientes naturais, como um sabonete de macadâmia;
- secar o corpo de forma áspera ou forte após o banho;
- squecer de usar creme para pele ressecada;
- não usar filtro solar;
- não ter skincare com limpeza, esfoliação e hidratação;
- ter uma alimentação rica em frituras, gorduras e açúcares;
- usar cosméticos agressivos;
- não marcar consulta com dermatologista.
Para dividir com amigos e a família: os cuidados diários com a pele seca
Agora que você sabe mais sobre esse tema, que tal dividir com seus amigos e parentes uma listinha de cuidados diários? É compartilhar o infográfico abaixo:
Dúvidas frequentes sobre cuidados com a pele seca
Por que a pele seca coça?
O ressecamento da pele é um dos principais sinais de que o corpo está desidratado, o que aumenta a vulnerabilidade a bactérias e fungos, causando também coceiras frequentes devido à ausência da camada de gordura que hidrata e protege a pele facial e corporal.
Por isso, é indicado optar por sabonetes antissépticos e antibacterianos com ativos de hidratação, nutrição, vitamina E e óleo de linhaça.
Pele seca pode ter acne?
Apesar de a acne ser mais comum em peles oleosas, a pele mais seca também pode ter formação de espinhas devido à sensibilidade e à falta de barreira cutânea suficiente para proteger o rosto e outras regiões do corpo, tornando- se mais suscetível a bactérias e outros problemas.
Como esfoliar a pele seca?
É recomendável esfoliar, no máximo, duas vezes por semana, com água fria, um esfoliante próprio para sua pele e movimentos suaves, utilizando um hidratante logo após a esfoliação.
A pele seca não precisa apenas de hidratantes, mas de uma rotina completa de skincare. Então é importante buscar produtos indicados para manter sua cútis saudável diariamente, utilizando cosméticos com ativos mais suaves, não abrasivos e adstringentes, e buscar a ajuda de um profissional de dermatologia.