O que são bactérias e como você pode se proteger?

Por que se proteger contra as bactérias?

Expor a sua  pele a agentes externos, como as bactérias, pede cuidados no seu dia a dia. Ter essa atenção afasta o risco de infecções e de doenças causadas pelo contato com esses agentes. Mas, o que são bactérias e o que é preciso fazer para se defender delas?

É importante conhecer bem esse tipo de micro-organismo porque nem sempre eles são um  perigo. Algumas bactérias na pele, por exemplo, são benéficas e formam uma barreira de defesa natural.

Curioso, não é mesmo?

Por isso, uma boa forma de se proteger é usar produtos de cuidados com a pele que combinam propriedades antibacterianas e prebióticas. Dessa maneira, você ajuda a eliminar micro-organismos nocivos e a preservar a pele, estimulando a proliferação e a atividade das bactérias benéficas.

Neste conteúdo, você vai aprender mais sobre o que são as bactérias e descobrir que existem maneiras muito simples de garantir a proteção da sua pele e do seu corpo para se manter saudável!

Afinal, o que são as bactérias?

Elas são micro-organismos formados por uma única célula, que só podem ser vistos pelo microscópio.

Têm formato esférico, de bastão ou espiralado, e trabalham isoladamente ou em colônias. E também têm facilidade de adaptação e capacidade de se reproduzirem rapidamente. 

Aliás, estão em todos os lugares que você pode imaginar, como no transporte público, no shopping, em objetos pessoais e até em casa. São muito conhecidas por causarem doenças, mas também podem agir para o bem no corpo humano, influenciando na alimentação e no sistema imunológico, por exemplo.

Viu só como nem tudo relacionado a bactéria é ruim?

Saber o que são bactérias e compreender seus tipos, conforme você vai ver na sequência, é fundamental para equilibrar esse convívio e aproveitar os benefícios que elas podem proporcionar na medida certa!

Tipos de bactérias que causam doenças

Quando relacionamos as bactérias à pele, podemos classificá-las em dois grupos, de acordo com a ligação que elas estabelecem com o seu corpo:

  • as transitórias: são responsáveis por doenças humanas causadas por bactérias e que literalmente pegam carona nas camadas mais superficiais da pele quando você encosta em superfícies ou frequenta ambientes contaminados;
  • as residentes: são um tipo de bactéria na pele humana que habita camadas mais profundas, causando infecções somente quando o organismo enfrenta algum desequilíbrio que desestabiliza o sistema de defesa do corpo.

As transitórias podem ser eliminadas com medidas de higiene pessoal, afastando o risco de desenvolver infecção na pele por bactéria, como abscessos, furúnculos, acne em diferentes graus, impetigo e osteomielite, entre outras implicações. 

Por outro lado, as residentes vivem no nosso corpo e ajudam na prevenção de doenças e infecções. Por isso, é importante ter uma rotina de cuidados que integrem limpeza, hidratação e proteção com o uso dos produtos certos para o seu tipo de pele, além de priorizar hábitos saudáveis diariamente. 
 

 

E as bactérias benéficas para o organismo?

Agora que você já sabe o que são bactérias e que algumas delas ajudam a saúde do organismo, chegou a hora de conhecer mais sobre os seus benefícios.

As do bem são chamadas de probióticos. Entre elas estão os lactobacilos, um nome que você já deve ter ouvido por aí!

Os lactobacilos e outras bactérias benéficas são responsáveis por tarefas como:

  • reforço da nossa imunidade;
  • estímulos na produção de vitaminas;
  • bom funcionamento da digestão;
  • combate a inflamações;
  • melhora na absorção de nutrientes;
  • prevenção contra doenças, principalmente no intestino e na pele. 

Para que o corpo possa contar sempre com todas essas vantagens, você pode  estimular o equilíbrio e a proliferação dessas bactérias, incluindo alimentos e produtos com propriedades prebióticas na nossa rotina. 

Os nomes são mesmo bem parecidos, então cuidado para não se confundir:

  • os prebióticos são nutrientes que servem de alimento para as bactérias benéficas (probióticos) por meio da alimentação, de suplementação ou de produtos para a pele. 

Um exemplo: o sabonete Protex Aveia + Prebiótico. Isso porque a aveia é um ingrediente com propriedades prebióticas. Ou seja, é poderoso para promover o equilíbrio das bactérias de pele benéficas! É uma ótima alternativa para acabar com agentes infecciosos e ter uma pele ainda mais saudável. 

Então, depois de aprender mais sobre o que são bactérias, veja na sequência em que momentos do dia você poderá usar um sabonete, como o Protex Aveia + Prebiótico, para deixar a pele limpa e se livrar de problemas de saúde de um jeito muito fácil!

Como prevenir doenças causadas por bactérias?

Como você já deve ter percebido (e aprendido ao longo da vida dos seus avós e pais), ter bons hábitos de higiene é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças causadas pelas bactérias. Essa é uma boa prova do quanto uma rotina frequente de cuidados especiais com a pele é fundamental para nossa saúde e bem-estar! Isso inclui:

  • lavar as mãos corretamente;
  • ter práticas de skincare diárias para cuidar da pele do corpo, com limpeza, hidratação e proteção solar;
  • cuidar da pele do rosto ao menos duas vezes por dia;
  • utilizar os produtos certos de acordo com o seu tipo de pele. 

Aliás, escolher produtos ideais  para os seus cuidados faz toda a diferença! O sabonete é o principal porque é um item eficaz entre as formas de como matar bactérias na pele.

Voltando ao exemplo do sabonete Protex Aveia + Prebiótico: além da propriedade prebiótica, ele também é antibacteriano. 

Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que fortalece a presença de bactérias benéficas, o seu uso contínuo impede a propagação dos micro-organismos nocivos, fazendo com que seja um meio eficaz de como se proteger de vírus, bactérias e fungos. 

Protex Aveia + Prebiótico sobre a pele para afastar o risco de infecções?   

Como se livrar das bactérias na pele com o Protex Aveia + Prebiótico?

O Protex Aveia remove as impurezas com eficiência e de um jeito muito suave por causa das propriedades relaxantes da aveia. Por isso, é um sabonete que ajuda a prevenir doenças, já que elimina as bactérias nocivas, e mantém a sua pele limpa.

Você deve estar se lembrando agora dos prebióticos, e imaginando que o Protex Aveia poderia ficar ainda melhor se reunisse todo esse potencial para evitar doenças causadas por bactérias, certo?

É justamente o que a nova fórmula Protex Aveia + Prebiótico, com um combo de ativos incluindo aveia, prebióticos e óleo de linhaça, faz: fortalece as defesas naturais da pele.

Ou seja, é a opção perfeita para os seus cuidados diários!

Conheça o novo sabonete antibacteriano Protex Aveia + Prebiótico e fortaleça sua pele na medida certa!

Compartilhar: