As bactérias nas mãos estão entre os principais agentes de transmissão de micro-organismos no dia a dia. Isso acontece porque as mãos estão constantemente em contato com o ambiente, tocando superfícies como celulares, computadores e maçanetas, ou até mesmo ao preparar alimentos.
Embora muitas bactérias sejam naturais e benéficas para a saúde da pele, outras, adquiridas pelo contato com objetos contaminados, podem representar riscos à saúde. Invisíveis, mas sempre presentes, elas destacam a importância da higiene correta para evitar a propagação de germes.
Neste conteúdo, você vai descobrir mais sobre os tipos de bactérias que podem estar presentes nas mãos, como elas se propagam e as melhores práticas para preveni-las, garantindo mais saúde e segurança para você e sua família!
O que são e quais os tipos de bactérias nas mãos?
As bactérias são organismos microscópicos, unicelulares e com formatos variados, como esferas, espirais ou bastões. Presentes em praticamente todos os ambientes, elas se multiplicam rapidamente e podem viver isoladamente ou em colônias.
As bactérias nas mãos e no corpo podem ser divididas em dois grupos principais:
- transitórias: presentes na superfície da pele, são adquiridas ao tocar objetos ou superfícies contaminadas. Embora sejam facilmente removidas com a higienização adequada, podem causar doenças se não eliminadas;
- residentes: localizadas em camadas mais profundas da pele, desempenham um papel essencial na proteção natural do corpo. No entanto, quando o organismo está em desequilíbrio, essas bactérias podem provocar infecções.
As infecções acontecem quando as bactérias entram em contato com mucosas, feridas ou áreas mais sensíveis, permitindo que esses micro-organismos entrem no corpo.
Tocar olhos, nariz ou boca é um dos caminhos mais comuns para essa contaminação. Entre as principais bactérias encontradas nas mãos estão:
- Micrococcus: vivem na pele, se alimentam de células mortas e ajudam a manter o equilíbrio da microbiota cutânea, formando uma barreira protetora. São inofensivos e encontrados em superfícies como roupas e móveis;
- Bacilos: podem ser benéficos, como os lactobacilos, que equilibram a microbiota, ou prejudiciais, causando infecções como urinárias e diarreias. São comuns em superfícies de banheiros e cozinhas por contato com resíduos orgânicos.
- Estafilococos (Staphylococcus): pode provocar infecções de pele, pneumonia, endocardites e osteomielites; são frequentemente encontrados em superfícies de contato frequente, como maçanetas, interruptores e equipamentos de academia, devido ao toque humano.
A boa notícia é que grande parte dessas doenças podem ser prevenidas lavando as mãos regularmente com um bom sabonete antibacteriano.
É possível eliminar todas as bactérias das mãos?
Eliminar 100% das bactérias na pele humana é uma missão quase impossível, e, na verdade, nem é o ideal. Como foi mencionado, algumas delas são importantes para a proteção da derme.
Então, o foco não é a esterilização total, mas sim, a redução da quantidade de bactérias nocivas, minimizando o risco de doenças. Higienizar as mãos corretamente remove a sujeira, os resíduos e grande parte dos micro-organismos indesejados, aqueles que são adquiridos ao tocar superfícies contaminadas.
Lavar as mãos com água é suficiente ou preciso de sabão?
Para ajudar a diminuir as chances de contrair doenças transmitidas por bactérias no corpo, é fundamental usar um sabonete para lavar as mãos.
As bactérias e micro-organismos em geral são revestidos por proteínas e gorduras, substâncias capturadas pela ação adstringente desse tipo de produto. Sabonetes com propriedade antibacteriana têm um potencial ainda maior para combatê-las.
Seus ativos destroem as bactérias e ainda colaboram com o desenvolvimento de micro-organismos que fazem bem à pele.
É o caso do sabonete líquido para as mãos Protex Duo Protect, que tem duplo poder antibacteriano de longa duração, eliminando 99,9% das bactérias e do vírus da COVID-19. Ele também é enriquecido com óleo de linhaça que ajuda a eliminar micro-organismos nocivos e fortalecer as bactérias benéficas para a pele.