Bactérias nas mãos: como se proteger e fazer a limpeza correta

lavagem-das-maos

Nossas mãos tocam em diversas superfícies quando realizamos nossas atividades diárias, e isso nos coloca em contato com milhares de bactérias. Embora não possamos ver, elas estão sempre ali, no celular, no computador, em maçanetas, em bolsas e em qualquer ambiente.

Por essa razão, precisamos proteger a nossa pele e ter a segurança de que estamos fazendo isso de forma correta, independente da idade ou do estilo de vida. O jeito mais simples de se defender de doenças causadas por bactérias é lavar bem as mãos, o que também pode evitar a propagação de agentes infecciosos por meio do contato físico.

Aliás, a  lavagem das mãos com água e sabonete antibacteriano representa uma barreira de contenção não só de bactérias na mão, como também de outros micro-organismos como os vírus. E associar a propriedade antibacteriana a ativos prebióticos, como é o caso do sabonete Protex Aveia + Prebiótico, pode ajudar a aumentar as defesas naturais da pele. 

Para entender mais sobre tudo isso, além de saber o que são, quais os tipos de bactérias e como se proteger delas, aprenda com esta leitura o que é necessário para manter as suas mãos protegidas!

O que são e quais os principais tipos de bactérias?

As bactérias são seres microscópicos e unicelulares, com formatos esféricos, espiralados ou em bastão, e com capacidade de se multiplicarem rapidamente. São consideradas algumas das formas mais primitivas de vida no planeta, e vivem isoladamente ou em colônias. 

Além de saber o que são bactérias, é importante compreender que existem duas classificações para se referir a elas de acordo com a relação que estabelecem com o nosso corpo:

  • transitórias: são aquelas encontradas na camada mais superficial da pele. Sobrevivem por pouco tempo, podem ser removidas com a lavagem correta das mãos e são potencialmente patógenas. Podemos contraí-las por meio do contato com ambientes e superfícies;
  • residentes: habitam as camadas mais profundas da pele e podem causar infecções quando passamos por algum desequilíbrio que interfere, por exemplo, no sistema de defesa do corpo. São mais resistentes à água e sabonete.

Entre os dois tipos de bactérias, as residentes são as que compõem nossa barreira de proteção cutânea. Elas podem ser encontradas em maior concentração em camadas internas da pele do rosto, axilas, antebraço, dobras do cotovelo e joelhos, entre outras regiões.

Outro fato curioso é que uma pessoa possui, em média, 10 milhões desses seres minúsculos por centímetro quadrado de pele! Agora, para manter cada um no seu devido lugar e garantir a convivência somente com aquelas das quais precisamos, veja a seguir os principais tipos de bactérias que podem ser detectados nas mãos. 

Quais os tipos de bactéria na mão?

Entre as bactérias mais comuns encontradas nas mãos, estão:

  • Bacilos: podem causar um grande número de infecções, entre as quais estão as urinárias, diarreias e peritonites.
  • Estafilococos: a Staphylococcus aureus pode provocar infecções da pele, pneumonia, endocardites e osteomielites.
  • Micrococcus: obtém benefícios a partir do ser humano e são inofensivas para a nossa saúde.

As mãos são consideradas uma das principais vias de transmissão porque estabelecem um elo entre o foco já infectado e um novo local de colonização para os micro-organismos nocivos. 

Não há superfície que escape, e a lista de quais as doenças causadas por bactérias é longa. Elas são responsáveis por problemas de saúde como:

  • infecções na pele;
  • abscessos;
  • furúnculos;
  • diferentes graus de acne;
  • complicações em úlceras, feridas e queimaduras;
  • osteomielite;
  • impetigo;
  • mastite.  

Dos exemplos acima, duas doenças causadas por bactérias bastante comuns e que podemos prevenir quando adotamos cuidados diários de higiene, como lavar as mãos corretamente, são: conjuntivite bacteriana e salmonella.

Para eliminar as chances de contrair essas e quaisquer outras doenças transmitidas por bactérias, o uso de um sabonete eficiente é fundamental. Uma boa solução é ter sempre ao alcance um sabonete para higienizar as mãos, como o sabonete antibacteriano Protex Aveia + Prebiótico, que mantém a pele limpa e saudável.  

O produto tem aveia e prebiótico em sua fórmula, limpa suavemente e remove as impurezas, elimina 99,9% das bactérias* e também ajuda a nutrir as bactérias boas da sua pele, fortalecendo suas defesas naturais.
 

 

A forma correta para lavagem das mãos

Lavar as mãos é uma ação tão comum que a maioria de nós pensaria que fazemos isso como especialistas. Entretanto, a lavagem vai muito além de apenas molhar as mãos, friccionar as palmas e sacudir as gotas de água. Aqui vai um passo a passo para não ter erro na hora de deixar suas mãos completamente higienizadas:  

  1. Antes de tudo, molhe as mãos e aplique o sabonete;
  2. Esfregue as palmas das mãos entre si;
  3. Depois, com a palma direita sobre o dorso esquerdo, faça um vai e vem com os dedos entrelaçados, e repita os mesmos movimentos com as mãos alternadas;
  4. Na sequência, realize essa mesma fricção com uma palma sobre a outra, também com os dedos entrelaçados e sempre observando se todas as partes estão sendo lavadas;
  5. Imagine que uma mão está cumprimentando a outra, e execute o movimento de vai e vem com os dedos sobrepostos;
  6. Agora, com movimentos circulares, use as palmas das mãos para envolver e esfregar os polegares;
  7. Junte as pontas dos dedos como se fossem uma pinça, e gire-as na palma da mão oposta nos sentidos horário e anti-horário;
  8. Enxague as mãos, retire bem o sabão e seque as mãos com um papel toalha descartável ou com uma toalha esterilizada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o procedimento correto normalmente leva de 40 a 60 segundos para ser concluído, e o uso de um bom sabonete é determinante para este momento.

As bactérias e microorganismos em geral são revestidos por proteínas e gorduras, substâncias capturadas pela ação adstringente desse tipo de produto. Sabonetes com propriedade antibacteriana e prebióticos têm um potencial ainda maior entre os meios de como evitar doenças causadas por bactérias. 

Os ativos destroem bactérias e ainda colaboram com o desenvolvimento de micro-organismos que fazem bem à nossa pele. É o caso do sabonete antibacteriano Protex Aveia + Prebiótico, que além de prebióticos, também possui inulina em sua composição!

Quando devemos lavar as mãos

A lavagem das mãos para mitigar riscos de infecção por bactérias precisa ser repetida sempre que você perceber novas ameaças. Isso significa que é importante prestar atenção ao longo do seu dia para não cometer nenhum deslize. 

Para te ajudar com isso, preparamos um infográfico para que você não se esqueça de quando deve lavar as mãos. Confira abaixo! 

Importância da lavagem das mãos

Que tal salvar essa imagem e usar como lembrete no seu dia a dia? E, para garantir proteção completa, aqui vai mais uma dica: um bom sabonete elimina bactérias e ainda fortalece as defesas naturais do seu organismo, aumentando a hidratação e proporcionando benefícios com ingredientes prebióticos.

Conheça agora o poder do sabonete sabonete antibacteriano Protex Aveia + Prebiótico para cuidar bem da sua pele e da sua saúde! 

* Lave suas mãos com sabonete por 40 segundos. Bactérias e Vírus eliminados: E. coli, S. aureus, P. aeruginosa e os vírus SARS-COV-2, Coronavírus humano OC43 e Influenza A (H1N1). Produtos cosméticos sem ação terapêutica. Uso externo.

Compartilhar: