Incentive os filhos a desenvolver bons hábitos de higiene infantil desde cedo

A higiene infantil é um pilar fundamental para o bem-estar das crianças. Porém, criar uma rotina de cuidados com a saúde desde cedo pode ser um desafio que exige paciência, criatividade e persistência dos pais e cuidadores.
Afinal, as brincadeiras na infância têm muito a ver com sujeira. E tudo bem... Essa é uma forma de extravasar a criatividade e de ampliar a percepção de mundo, o que faz parte do crescimento.
Por isso, os hábitos de higienização infantil são tão importantes. E eles podem ser ensinados com diversão. Veja só como neste a seguir e bons brincadeiras com a pela protegida para você e os pequenos!
Começando a falar de higiene infantil com os pequenos
O ideal é que a higiene infantil seja ensinada ainda na pré-escola, quando a criança tem mais facilidade em aprender - além de muita curiosidade. Usar desde cedo produtos certos, como o sabonete infantil, por exemplo, pode deixar a rotina mais simples nessa fase.
E certas atitudes podem ajudar a criança a desenvolver hábitos de higiene na educação infantil.
Tudo começa por cativar a atenção e interesse da criança na hora de ensinar hábitos de higiene infantil, como:
mostre como lavar e esfregar bem as mãos;
leve brinquedos para o banho e mostre como lavar todas as partes do corpo;
use músicas e cantigas para ensinar o melhor uso do banheiro;
crie um momento lúdico na hora de cortar as unhas ou o cabelo.
Para evitar o desinteresse e tédio frente a essas atividades, é preciso saber estimular a curiosidade e criatividade. Continue a leitura e saiba como tornar a rotina de cuidados com os pequenos mais simples e eficaz.
1. Deixe que a criança identifique os objetos e suas utilidades
Permita que as crianças explorem e identifiquem os objetos de higiene infantil. Uma das características mais incríveis dos pequenos é a curiosidade e capacidade de se surpreender com coisas simples.
Por isso, deixe que peguem nas mãos e usem sozinhos a escova de dente, o sabonete e a toalha. Mostre a função de cada item e explique da maneira mais simples possível a importância de cada coisa.
2. Estimule o contato com assuntos sobre o tema
Essa é aquela fase em que a criança começa a questionar o porquê de tudo, não é mesmo? Às vezes, é possível se surpreender e ficar sem resposta frente aos “exploradores desse novo mundo”.
Por isso, é fundamental contar com a ajuda de livros e desenhos que falem sobre a importância da higiene pessoal infantil. Além de ajudar a compreender o cuidado com o corpo desde cedo, ainda estimula o hábito da leitura.
Outro ponto interessante é que você pode usar personagens favoritos como bons exemplos a serem seguidos pelos pequenos.
3. Use objetos para explicar a importância da higiene
Na hora de lavar as mãos ou escovar os dentes, por exemplo, que tal usar os bonecos ou brinquedos para explicar a importância desses hábitos?
Essa pode ser uma forma eficiente de estimular os pequenos a sempre realizarem essas atividades. Lembre-se: a criança aprende melhor de forma lúdica!
Você pode até fazer teatro de fantoches para mostrar, na prática, a importância dos cuidados com o corpo. Objetos de higiene das crianças em formatos divertidos e coloridos também são ótimos para incentivar novos hábitos.
4. Toque músicas e chame para dançar para entreter os pequenos
Ensinar a criança a dançar e cantar com você é uma estratégia poderosa e eficaz. Afinal, esse não é apenas um método prazeroso que torna o aprendizado mais divertido, mas também fortalece os laços familiares desde cedo.
O segredo é associar uma tarefa que pode ser vista como tediosa a momentos de alegria e diversão. Isso ajuda a criança a internalizar que ela precisa ter hábitos de higiene na sua rotina.
Além disso, também ajuda a estimular a autonomia e a confiança, uma vez que os pequenos se sentem incluídos nas atividades. Tudo isso ajuda a promover um crescimento mais saudável e feliz.
5. Crie horários para os bons hábitos
Da mesma forma que as professoras definem uma rotina de hábitos de higiene pessoal na educação infantil, você também pode fazer o mesmo em casa. Algumas tarefas são fundamentais para cada etapa do dia, como:
escovar os dentes logo após acordar;
lavar as mãos antes de cada refeição e depois de usar o banheiro;
tomar banho e escovar os dentes antes de dormir.
Criar uma rotina com horários pré-estabelecidos também ensina responsabilidade desde cedo.
Faça um mural da rotina - um quadro com as ilustrações do que ela deverá fazer no dia. A criança é visual e aprende melhor com esses recursos.
6. Junte momentos gostosos do dia com as práticas de higiene
A infância não precisa ser tediosa e cheia de regras - mesmo tendo hábitos e rotinas. Por isso, o ideal é combinar momentos divertidos para eles com o aprendizado sobre as práticas de higiene.
Como dito antes, transforme o banho, por exemplo, em um momento de brincadeira, usando brinquedos aquáticos ou fazendo "penteados" malucos com shampoo.
Você também pode incentivar a escovação dos dentes com músicas que durem cerca de dois minutos.
Outra forma de estimular o interesse é por meio de jogos e desafios. Afinal, qual criança resiste a um “Eu duvido que...”?
Usar uma competição amigável pode ser uma boa pedida para criar uma rotina de higiene corporal na educação infantil.
Recumo: é muito importante ensinar o autocuidado desde cedo
A higiene infantil é um processo importante para o estímulo da autoestima, bem-estar e responsabilidade da criança. Ou seja, é uma etapa fundamental no processo de crescimento feliz e saudável.
Para ajudar nessa tarefa, é ideal o uso de produtos com fórmulas especiais, como o sabonete suave para bebês Protex Baby. Ele limpa suavemente e ajuda a manter a barreira natural da pele do seu bebê protegida.
É um aliado valioso na hora de saber como ensinar as crianças a ter bons hábitos de higiene pessoal. Experimente e garanta uma rotina de cuidados mais agradável e segura.
Dúvidas frequentes sobre higiene infantil
Quando devo inserir a ida ao banheiro na introdução da higiene das crianças?
Geralmente entre os 18 e 24 meses, quando ela começa a se incomodar com a fralda e demonstra interesse em imitar os adultos indo ao banheiro. Nessa hora, é importante manter a paciência e consistência e usar reforços positivos.
Como lidar com o mau hálito na higienização infantil?
É importante ensinar as crianças a escovarem os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia. Não esqueça de reforçar a escovação circular e limpeza da língua, que pode ser um reservatório de bactérias causadoras do mau hálito.
Existe uma maneira correta de como ensinar as crianças a assoar o nariz?
A melhor maneira é através do exemplo. Mostre como segurar um lenço de papel e como soprar pelo nariz. É importante incentivar a criança a lavar as mãos após a limpeza para evitar a propagação de germes.