O equilíbrio do pH na região íntima da mulher

O equilíbrio do pH na região íntima da mulher

O pH é a escala que mede a acidez de uma área, apontando se é ácida, alcalina ou neutra. O valor do pH íntimo varia entre 0 e 14. Sendo de 0 a 6 ácido, 7 neutro, e acima alcalino. Para conseguir fortalecer a saúde vaginal, o pH precisa estar com a acidez saudável entre 3.8 - 4,2, quando esse valor desequilibra, o corpo fica vulnerável para entrada de bactérias ruins e a proliferação de fungos.

Quais são os fatores que influenciam no desequilíbrio do pH?

A desarmonia na área acontece devido à sensibilidade que a vagina apresenta. Ela pode ser influenciada por causas comuns, como baixa imunidade, alterações hormonais ou pouca higiene no local.

Quando o desequilíbrio ocorre o corpo responde. Se a acidez aumenta, o risco de infecções por fungos é maior, podendo haver casos como de candidíase, mas se a medida for alcalina, pode acontecer infecções por bactérias, levando a casos de vaginose.

Você pode notar se algo está diferente, cuide aos sinais como coceira, corrimento com cor escura - clara de ovo seria a cor correta -, vermelhidão ou dor ao urinar. Em caso de reações estranhas ou intensificação dos sintomas, procure um ginecologista.

Como ajudar o meu pH?

Para manter o seu pH equilibrado, mantenha uma rotina de higiene íntima. Preste atenção nas dicas:

  • Prefira roupas leves, para que a região possa respirar;
  • Ao escolher uma calcinha, dê preferência às de algodão;
  • Ao dormir, procure ficar algumas noites sem calcinha;
  • Durante o verão, não fique com o biquíni ou maiô molhado por muito tempo, e evite sentar diretamente na areia;
  • Durante a menstruação, troque seu absorvente com frequência durante o dia, sempre que trocar, procure lavar bem a área sem deixar resíduos de sangue, pois ele altera o pH vaginal;
  • Na hora do banho, não utilize esponjas ou outros materiais para limpar a vagina, eles podem machucar;
  • Não lave a vagina com água muito quente, isso pode desequilibrar o pH;
  • Ao lavar com sabonete, passe somente na área externa, pois é onde se concentram resíduos como óleos e células;
  • Visite o ginecologista com regularidade para exames.

Como saber se está saudável?

Para acompanhar escala do seu pH vaginal, procure o seu ginecologista para um exame clínico. Durante a consulta, ele deverá aplicar uma fita medidora na região lateral da vagina, que vai acusar o nível de acidez da região.

Para cuidar da saúde íntima da mulher, Protex desenvolveu um produto especial para proteção diária. Protex Cuidado Íntimo Delicate Care, sua fórmula suave oferece uma proteção natural e delicada para manter um pH saudável e fortalecer a barreira natural da zona íntima. Ginecologicamente testado.

Protex® Cuidado Íntimo Calm&Protect líquido 200ml

Protex® Cuidado Íntimo Calm & Protect

O Sabonete Íntimo Líquido para mulheres Protex Cuidado Íntimo Calm&Protect fortalece a barreira natural da sua zona íntima, mantendo um pH saudável e dando uma sensação calmante após a depilação.

Compre agora

Este artigo tem como objetivo promover a compreensão e o conhecimento sobre temas gerais de higiene. Não tem a intenção de substituir aconselhamento profissional, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde qualificado para responder quaisquer perguntas que você possa ter sobre uma condição médica ou tratamento.

Compartilhar: