CINCO EXERCÍCIOS DIÁRIOS PARA ALIVIAR O ESTRESSE: A PELE AGRADECE

O estresse é uma condição quase inevitável nos dias de hoje, repletos de compromissos, e o resultado é mais tensão e preocupação, o que faz mal para o corpo, a mente e também para a pele. Isso acontece porque o estresse provoca alterações hormonais e queda na imunidade, favorecendo o aparecimento de olheiras, reações alérgicas, descamações, áreas ressecadas e poros mais dilatados.

A melhor solução é relaxar, e para isso os médicos costumam recomendar a prática regular de esportes e atividades como ioga, pilates e dança, entre outras. Além disso, de maneira mais prática e fácil, é possível mudar alguns hábitos e fazer exercícios diários, em casa ou no trabalho, como os cinco que você verá a seguir.

1. Respiração profunda

Controlar a respiração ajuda a acalmar o sistema nervoso e a afastar da cabeça pensamentos negativos. Sente-se confortavelmente, com as costas retas, encha seus pulmões ao máximo e tente inspirar para a região abdominal. Inspire pelo nariz e expire pela boca, lentamente, sentindo a passagem do ar. Conte de zero a dez, bem devagar, e a cada número faça uma respiração completa. Repita essa sequência três vezes.

2. Relaxamento

A respiração profunda é também uma boa maneira de relaxar, mas é preciso se concentrar na finalidade do exercício e sentir os músculos se soltando. Na cama, antes de dormir, inicie o ciclo de respiração lenta e sinta o corpo relaxando a partir dos pés e subindo até os braços, os ombros e a cabeça. Concentre-se na respiração e solte-se aos poucos, sentindo o peso do corpo.    

3. Alongamento

Existem vários exercícios de alongamento que fazem muito bem para controle do estresse e podem ser praticados pela manhã, assim que você acordar. Por exemplo, de pé, entrelace os dedos das mãos e levante os braços o máximo possível, com as palmas viradas para cima, como se quisesse tocar o teto, mas sem esforço, sempre respirando lentamente. Faça o mesmo, mas com as mãos nas costas, com as palmas viradas para baixo. E descubra outras sequências de alongamento tão simples como essas.

4. Para a lombar

A região lombar é particularmente sensível ao estresse e origem frequente de dores nas costas. Para relaxar essa parte do corpo, deite de costas e abrace os joelhos, sem fazer muita força, mas puxando-os lentamente o máximo que conseguir. Respire devagar e mantenha essa posição por cerca de 20 segundos.

5. Automassagem

A automassagem relaxante ajuda a diminuir a tensão dos músculos e pode ser feita em qualquer lugar. Sente-se em uma cadeira, com as costas bem apoiadas, feche os olhos e solte os braços verticalmente. Respire profundamente e, com a mão direita, aperte a região do ombro esquerdo, até a nuca, e depois faça o mesmo do outro lado. Em seguida, com as pontas dos dedos das duas mãos, massageie suavemente a nuca e o couro cabeludo. Essa automassagem deve durar cerca de 5 minutos.

Cuidado facial