AUTOCUIDADO: VOCÊ MAIS FELIZ

Você cuida de todo mundo. Do pai, da mãe, da casa, dos filhos, dos amigos, do trabalho, do cachorro e do que mais surgir pela frente. Mas, e de você, quem cuida com toda essa dedicação e carinho? Quantas horas – ou minutos – você dedica a coisas de que realmente gosta e fazem você se sentir bem e realizada?

Importante para a saúde física, mental e emocional, o autocuidado (ou self-care) está ligado a tudo aquilo que fazemos diariamente para melhorar nossa qualidade de vida – e a autoestima também. A ideia é criar uma rotina para ser mais feliz, mais saudável, mais consciente de nós mesmos. É olhar para si próprio com carinho, refletir a respeito de nossas qualidades e fraquezas. Ser gentil consigo mesmo e buscar alternativas para viver melhor, sem culpa e com mais leveza.

Criar uma rotina de autocuidado pode levar algum tempo, não é de uma hora para outra, então o ideal é inserir pequenas ações ao longo dos dias. Veja a seguir algumas dicas para começar a se cuidar de verdade. E ver sua saúde e sua autoestima se fortalecerem.

. Faça uma lista

Relacione os hábitos ou ações que quer incluir no seu dia a dia e os que quer tirar, ou ao menos diminuir.

. Desconecte-se

Faça uma limpeza nas suas redes sociais e pare de seguir pessoas que fazem você se sentir mal. Desligue o celular um pouco e veja o que acontece a sua volta. Você não precisa fotografar e postar tudo o que vê. Guarde algumas lembranças em sua mente e pare de se angustiar com o número de curtidas de cada foto ou post que publica.

. Alimente-se bem

Diminua – ou, se possível, exclua – de sua dieta alimentos ultraprocessados e muito açucarados. Prefira vegetais, frutas, legumes, grãos e integrais. E coma comida de verdade, aquela que sua avó fazia, no lugar de fast food.

. Exercite-se

Deixe de lado a desculpa da falta de tempo e dedique pelo menos meia hora do seu dia à prática de exercícios físicos. Com isso, você aumenta os níveis de serotonina e endorfina no organismo, ao mesmo tempo em que diminui o estresse e aumenta o bem-estar.

. Cuide de sua pele

Crie uma rotina de cuidado facial para evitar cravos e espinhas e conquistar uma pele mais saudável. Use produtos específicos para o seu tipo de pele e não esqueça de higienizá-la duas vezes ao dia, na parte da manhã e à noite, e aplicar o hidratante em seguida. Oleosas ou não, todas as peles precisam de atenção e dedicação. Durante o dia, não esqueça o protetor solar.

Cuidado facial