OS RISCOS DOS TRATAMENTOS “MÁGICOS”

A internet está cheia de receitas e tratamentos “mágicos” para a pele do rosto, mas é preciso levar tudo isso com bastante cuidado. É possível encontrar soluções rápidas para quem quer rejuvenescer, acabar com as manchas, dar fim às olheiras ou se ver livre, definitivamente, de cravos e espinhas. Está tudo lá, em tutoriais. Porém, nem tudo é bem assim. Enquanto uns mostram as maravilhas do tratamento caseiro, há outros que exibem, sem dó, o que pode dar errado. E é aí que a coisa fica feia. Literalmente.

Produtos feitos em casa, apesar de muitas vezes utilizarem ingredientes naturais, podem oferecer, sim, riscos para a pele. E pior, além de não tratar, ainda podem piorar o problema. Veja algumas das receitas caseiras que devem ser vistas com suspeita.

. Açúcar, fubá e aveia na esfoliação

Apesar de aparecerem em várias receitas caseiras, esses ingredientes podem machucar a pele e causar infecções e manchas. Isso porque, diferentemente dos esfoliantes encontrados em farmácias, supermercados e perfumarias, os grânulos desses produtos são maiores e mais grosseiros e podem ferir a pele, dependendo da intensidade na hora da aplicação e do número de esfoliações.

. Limão como clareador de pele

Muito utilizado em máscaras faciais, não entrega o que promete e ainda pode queimar a pele, quando em contato com o sol. A queimadura por limão, conhecida como fitofotodermatose, pode provocar manchas escuras, bolhas e cicatrizes.

. Pasta de dente para secar espinhas

Quem nunca encheu o rosto de pasta de dente na esperança de acabar com todas as espinhas da noite para o dia? Perigosa para a pele, essa pasta pode causar alergias e inflamações e, consequentemente, manchas e cicatrizes. A acne é uma doença de pele séria, que precisa ser tratada com produtos específicos, prescritos por um dermatologista.

Esses produtos – e muitos outros –, quando misturados ou aplicados de forma inapropriada, podem causar lesões. Por isso, em vez de se aventurar em receitas ditas “milagrosas”, procure sempre a ajuda do médico especialista.

Cuidado facial