O QUE SÃO OS CRAVOS, POR QUE SURGEM?

Basta uma olhada mais atenta ao rosto e lá estão eles, os irritantes cravos, em grande quantidade. Também conhecidos por “comedões”, os cravos são lesões que surgem devido ao excesso de sebo (a gordura natural que protege a pele do ressecamento), de queratina e de células mortas nos poros. Ao obstruir os poros, esse material forma uma barreira que dá origem ao cravo, que pode ser branco ou preto, ou a outras lesões cutâneas, como as espinhas.

Existem diversos motivos para explicar por que as glândulas sebáceas passam a produzir sebo em excesso e, por isso, aumentam as chances de entupir os poros e formar os cravos. Entre as causas estão as alterações hormonais comuns na puberdade e na gravidez, o ressecamento da pele, poros dilatados, genética, exposição exagerada ao sol e poluição ambiental.

Apesar de poderem aparecer em pessoas de todas as idades, os cravos são mais comuns durante a adolescência e em adultos que possuem a pele oleosa e os poros dilatados. Como não causam incômodo físico, em geral a pessoa deixa de procurar o dermatologista, mas essa providência pode se justificar em casos mais agudos, até para que o especialista possa identificar o tipo de pele e recomendar os cuidados necessários.

A prevenção básica passa por limpeza e hidratação constantes. Os cuidados com a pele devem começar com uma boa higienização, duas vezes ao dia, para uma limpeza profunda, seguida do uso de um gel hidratante. Para a sua garantia, os produtos devem ser de marcas reconhecidas e dermatologicamente testados. 

Cuidado facial